Chuvas fortes, rajadas de vento e descargas elétricas geram transtornos na região

       Os municípios de Horizontina, Três de Maio, Tucunduva, Doutor Mauricio Cardoso, Novo Machado, Tuparendi e várias de suas localidades interioranas sofrem com os transtornos ocasionados pelo forte temporal com rajadas de vento, chuva forte e descargas elétricas constantes. Até por volta das 10h da manhã desta terça-feira, dia 17, já haviam chovido próximo a 150mm.

       Vários pontos das localidades ficaram sem abastecimento de energia. As duas cidades maiores, Três de Maio e Horizontina amanheceram sem o abastecimento de água em razão desse desabastecimento.

       Em Horizontina o Corpo de Bombeiros – CBMRS 193 atendeu dezenas de ocorrências com algumas casas com destelhamento parcial como em Esquina Eldorado (foto) e Bairro Bela União, entre outras.

CBMRS tanto de Horizontina, quanto Três de Maio e a Defesa Civil trabalharam conjuntamente em várias ações preventivas, com desobstrução de rodovias como BR 472, ERSs 342, 305 e 344 com remoção de árvores e galhos que apresentavam risco.

Em Vila Cascata do Buricá também ocorreram destelhamentos parciais de residências informa a subprefeitura. Lonas estão sendo repassadas às famílias.

O CBMRS e a Defesa Civil priorizam o atendimento para as casas de moradia danificadas. Não há registro de pessoas feridas ou desabrigadas.

A chuva forte mais uma vez impacta sobre as lavouras retardando a colheita do trigo e o plantio da soja. A malha viária do interior também está severamente afetada informam as prefeituras através de suas secretarias de infraestrutura, obras e agricultura.

Um relatório mais atualizado deve ser repassado durante o dia de hoje informa o diretor de Defesa Civil de Horizontina Júlio Zamin. Ele destaca que no momento estão sendo priorizados os atendimentos e após haverá a totalização dos mesmos com a força tarefa que está atuando na cidade e no interior.

Pelo menos três escolas da rede municipal de Horizontina foram impactadas pela falta de energia elétrica. As escolas Bela União, Madre Tereza e São José Operário, através da Secretaria de Educação, orientaram pais para que mantivessem seus filhos em casa. Como a chuva não deu trégua até 10h15 da manhã, não ocorrem os serviços de restabelecimento de energia, haja vista os riscos às equipes que realizam tais serviços.

Em três Unidades Básicas de Saúde ocorreram danos em razão das chuvas com fortes ventos. Na Unidade avançada de saúde do Distrito de Cascata os atendimentos foram cancelados. Nas Unidades Kennedy, Industrial e Bela União a orientação é só procurar os atendimentos em caso de necessidade urgente. Casos de Emergência em saúde devem ser direcionados ao Plantão de Urgências do Hospital Oswaldo Cruz.

Em Três de Maio a água invadiu uma residência no Bairro Glória.

Compartilhe: