Rio Uruguai com perspectiva de cheia com até 12 metros acima do nível em Porto Mauá

Travessias da barca estão suspensas em Porto Mauá

(Imagem meramente ilustrativa – arquivo FC)

       A comunidade à margem do rio Uruguai do oeste de Santa Catarina, Fronteira Noroeste, Missões e Fronteira Oeste do RS estão em alerta diante de mais uma enchente.

       De acordo com o jornalista Vilson Winkler, o Uruguai estabilizou às 12 horas em Itapiranga/SC, com nível de 8,7 metros, às 14 horas, 8,68m, -2cm/h. Portanto, em Porto Mauá, deverá estabilizar amanhã, sexta-feira, dia 6, por volta das 2h à 5h horas da madrugada, devendo atingir nível de 10m20cm a 11m75cm.

       Como as águas que passam por Itapiranga – SC chegam em sua totalidade a nossa região, baseado nas estatísticas de média histórica, em Porto Mauá o nível do rio deve ficar entre 10 e 12 metros, esclarece Vilson. As travessias por balsa são suspensas por medidas de segurança quando o rio supera os 8 metros de seu nível normal. Por volta das 14h30min desta quinta-feira, 5, as travessias estão paralisadas.

       A Defesa Civil de Santa Catarina alerta sobre grande previsão de chuvas para o final de semana, que vai elevar ainda mais o nível que já é alto. No RS igualmente a Defesa Civil está monitorando previsões que indicam fortes precipitações. Com afluentes cheios e se confirmando as novas precipitações, preocupações aumentam para a próxima semana, permanecendo todos em alerta.

       Em Doutor Mauricio Cardoso Ilhas do Chafariz o Uruguai cresce 2,10cm a mais que Porto Mauá, podendo portanto atingir entre 13 e 14 metros acima de seu nível na madrugada desta sexta, dia 7.

Compartilhe: