Projeto Médicos do Sorriso chega à Horizontina e Santa Rosa

As inscrições estão abertas e a oficina gratuita acontece em outubro

Uma oficina gratuita focada em desenvolver pessoas para promover sorrisos. Nos dias 14 e 15 de outubro vai acontecer em Horizontina um encontro totalmente gratuito com o diretor e idealizador do projeto Médicos do Sorriso, Davi de Souza, que prepara os participantes para a arte da palhaçaria, com técnicas e habilidades específicas para palhaços de hospital, além de focar na liberdade de se permitir ser quem se é. “Preparamos os voluntários para se tornarem um fio condutor da alegria em ambientes onde as pessoas lidam com a dor, com o medo. A oficina oferece aos inscritos a capacitação, com estudo e respeito, para levar aos hospitais uma brincadeira leve, promovendo sorrisos”, explica Davi.

A iniciativa existe há 19 anos e selecionará participantes das oficinas para realizarem visitas aos pacientes internados em hospitais do Estado. Na região Noroeste, a capacitação terá duração de 16 horas e acontece no Auditório do Centro de Cultura e Belas Artes Ulrico Louveira Ambros (R. Tuparendi, 1650 – Horizontina, RS), no sábado das 9h às 12h, das 13:30h às 16:30h e das 17hàs 20h e no domingo das 10h às 12h, das 13:30h às 16:30h e das 17h às 19h. Dessa capacitação, 04 artistas serão selecionados para formarem duas duplas de palhaços que atuarão no Hospital Osvaldo Cruz (Horizontina) e Hospital Vida e Saúde (Santa Rosa) durante seis meses, de dezembro de 2023 até junho de 2024.

Depois de selecionados, os artistas serão remunerados pelo projeto. “Além de promover a alegria entre os pacientes, os participantes podem fazer, desta oportunidade, uma renda extra fazendo o bem”;, explica Davi. Serão 06 meses de visitação de palhaços doutores em hospitais públicos das cidades entre dezembro de 2023 e junho de 2024. Os artistas farão 02 visitas semanais com previsão de duração de 03 horas cada visita, pretendendo alcançar mensalmente um público de 400 pessoas. O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio da John Deere, coordenação geral do Médicos do Sorriso e Produção Executiva da Amora Produções Culturais. Inscrições para oficinas no link: https://forms.gle/VJWRBMGPnvVxtfCv8

 ou na bio do @medicosdosorriso no Instagram.

Sobre o Médicos do Sorriso 

Nascido em 2004, em um hospital de Caxias do Sul, o Grupo Médicos do Sorriso, sob direção de Davi de Souza, começou a traçar a sua história. Após dois longos anos de organização, expectativa e aprimoramento, os primeiros atendimentos começaram, de segunda à sexta- feira; manhã e tarde, com turnos de três horas cada.  Na mesma época, este projeto até então pioneiro, no Rio Grande do Sul, começou a viajar por diversas cidades do RS, mostrando o sucesso de sua aplicação, no que tange à humanização do ambiente hospitalar.

Compartilhe: