INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE HORIZONTINA
No plenário e auditório Bruno Bohnen da Câmara Municipal de vereadores, foi realizada nesta segunda-feira (11/09) a Sessão Solene em comemoração e homenagem aos 65 anos de fundação do Esporte Clube Cruzeiro de Esquina Eldorado.
A Sessão Solene, presidida pelo presidente do Legislativo, vereador Rafael Godoy, de indicação dos vereadores Álvaro Callegaro, Diogo Weiss e Lucas Stoll, da bancada do Progressistas, que teve aprovação unanime dos demais vereadores. Também presentes na sessão o vereador Ilson Pilz (PSB) e Márcio Fischer (PDT) e justificadas ausências dos legisladores Aroldo Dewes, Alessandro dos Santos e Jorge Ramos.
Fundado em 15 de agosto de 1958 por um grupo de 23 amigos que tinham em comum, além da amizade, o amor pelo futebol, surge o EC Cruzeiro. Dos encontros e jogos, inicialmente realizados em um campo improvisado, em um potreiro cedido pelo pai de um dos atletas até a concretização de um sonho, a aquisição de um terreno para a instalação do novo campo e a construção da sede própria a jornada foi de muito trabalho, dedicação e empenho mútuo.
Mais que uma data comemorativa é o reconhecimento a todos aqueles que fizeram e fazem parte desta linda história, desde os seus fundadores até momento atual. Mais que um time, uma equipe. Mais que uma equipe, uma grande família.
Na mesa oficial o Presidente da Câmara vereador Rafael Godoy, Prefeito Municipal Jones Cunha, Vice Prefeita Zuleica Wehner, vereadores proponentes Alvaro Callegaro, Diogo Weiss, Lucas Stoll, presidente do Cruzeiro Marcos Schwingel e ex-Prefeito Irineu Colato.
No uso da palavra o vereador proponente Alvaro Callegaro, contou um pouco da história do clube que faz parte e se orgulha em poder homenagear junto com os colegas vereadores, citou partes interessantes da ata de fundação do Cruzeiro, como escolha da primeira diretoria e a escolha do capitão, Olmiro Wagner, Leopoldo Winter o primeiro presidente. Fato relevante parte do estatuto que dizia: não tendo artigo previsto, caberá a cada sócio, observar as virtudes básicas de uma sociedade, sendo a principal a moral, sobretudo se jogador.
Isso mostra os alicerces do clube fundado a 65 anos, onde a moral prevalece até hoje. Vereador Alvaro, destacou o trabalho dos ex-presidentes e amizades que fez no futebol, relatou dados catalogados pelo Cruzeiro de 1979 até 2023, clube que já realizou 1673 jogos, com 1056 vitórias, 301 derrotas e 316 empates um aproveitamento de 69%, 5858 gols feitos e 2645 sofridos, dados marcantes e que por si já contam a história.
Também fizeram uso da palavra, o presidente do Cruzeiro Marcos Alexandre Schwingel e o Prefeito Municipal Jones Jehn da Cunha, que lembrou que Horizontina completa 68 anos e o Cruzeiro 65 anos, disse em sua fala: a história do clube anda junto com o município, para se conseguir uma história como essa é preciso ter pessoas envolvidas, famílias unidas, na ata de fundação, tinha uma colaboração em valor de cada atleta, mas só recurso não é o que faz o clube crescer, é preciso organização, dedicação, tiveram muitos presidentes, mas ao seu redor pessoas de confiança, comprometidas, que deram sustentabilidade e fazendo cada um a sua parte, diretoria, colaboradores, torcedores, o jogador que veste a camisa do clube, ele está representando uma sociedade.
Ao encerrar foram entregues pelos vereadores proponentes e os demais uma placa comemorativa aos 65 anos de fundação que será fixada na sede do clube, entregue ao presidente do Esporte Clube Cruzeiro. Na sequencia atletas e personalizadas que fizeram e fazem parte do clube foram homenageados, Airton Sacchet, Marcos Alexandre Schwingel, Vilmar Rauber (Magrão), Luiz Carlos Stein e Etio Perin. Poder Executivo também fez a entrega de uma placa ao clube. Presidente encerrou a sessão Solene e foi servido um coquetel a todos os convidados e presentes.