AAPECAN/Região: Julho Verde alerta para o diagnóstico de Câncer de cabeça e pescoço

Uma das casas da APECAN está em Santa Rosa onde temos o hospital de referência em tratamento o Vida&Saúde (foto)

O Julho Verde é o mês de conscientização da população ao Câncer de cabeça e pescoço. A campanha foi criada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), com o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce para a eficácia no tratamento. O dia 27 de julho foi a data escolhida como o Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de cabeça e pescoço.

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) se junta à campanha para incentivar a importância do diagnóstico precoce da doença e das medidas de prevenção. Nas 15 Unidades da instituição, 670 usuários diagnosticados com Câncer de cabeça e pescoço possuem cadastro ativo.

O tipo de Câncer consiste no aparecimento de tumores malignos nas regiões da boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, língua, pescoço e tireoide.

Formas de prevenção da doença

Todos os tipos de cânceres são assintomáticos em sua fase inicial, mas quando detectados em seu início possuem grandes chances de sucesso no tratamento. No entanto, no Brasil, os dados referentes ao diagnóstico de Câncer de cabeça e pescoço, com exceção da tireoide, são alarmantes. Em média, 76% dos casos só são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, além de elevar a taxa de mortalidade.

Incidência do Câncer de cabeça e pescoço

No Brasil, o Câncer de cabeça e pescoço deve acometer anualmente de 35 mil a 40 mil brasileiros. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do Câncer de próstata. Nas mulheres, é o quinto mais comum, ficando atrás do Câncer de mama, tireoide, cólon e reto.

O Câncer de cavidade oral é o sétimo mais comum no Brasil. Uso excessivo de bebidas alcoólicas ou de cigarro pode ocasionar a doença, assim como a exposição excessiva aos raios solares. O HPV também está associado ao Câncer de cabeça e pescoço. O diagnóstico da doença entre jovens (menores que 45 anos) tem se tornado frequente, decorrentes de tumores originados pelo HPV.

Compartilhe: