Reunião regional da Fecomércio-RS reúne sindicatos da região em Santa Rosa

Dilson Mireski e Jesildo Lima representaram Três de Maio no evento regional

No dia 20 de julho, os sindicatos da região noroeste do Estado e proximidades estiveram reunidos em mais uma Reunião Regional da Fecomércio-RS. O encontro realizado na sede do Sindicato Fronteira Noroeste, em Santa Rosa, teve o objetivo de debater sobre as demandas da região e temas de interesse do setor. Na ocasião, o presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, destacou a importância de ouvir as questões regionais e interação com os sindicatos. 

No encontro, o presidente do Sindilojas Fronteira Noroeste, Marcos Volnei dos Santos, falou sobre a proximidade da Federação com os sindicatos. “Como é bom ter a Fecomércio-RS perto dos sindicatos, escutando as nossas demandas e como é gratificante poder contribuir”. 

Após a abertura da reunião, o gerente de Relações Governamentais da Fecomércio-RS, Lucas Schifino, falou sobre a plataforma Representa + destacando sua importância e contextualizando a representação da região no Estado. “Nessa região, o setor do comércio de bens, serviços e turismo é responsável por 47% do PIB. Esses números mostram a relevância do setor terciário e a plataforma Representa + existe para nos tornamos cada vez mais fortes e lutarmos pelas demandas do nosso segmento”. Nesse contexto, Schifino explicou que, atualmente, a Fecomércio-RS acompanha mais de 200 projetos em nível estadual e federal e ainda há possibilidade dos sindicatos incluírem projetos municipais que tramitam nas câmaras de vereadores de suas respectivas cidades. “É uma forma de unir os empresários em prol de uma reivindicação”, explicou. 

Após a explicação de Schifino, a advogada do Núcleo Jurídico Trabalhista e Sindical, Camila Machado, apresentou o contexto sobre a revisão da reforma trabalhista e sobre as contribuições sindicais (tema 935 do STF). 
 
Pautas regionais 

Na segunda parte da reunião, o presidente do Sindilojas Celeiro, Antônio Afonso Granich; o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi e o presidente do Sindilojas Frederico Westphalen, Marco Girardello, trouxeram questões importantes como a unificação de comercialização de produtos entre as entidades, a autosustentabilidade dos sindicatos, assim como a importância dos serviços oferecidos e sua atuação nas suas respectivas áreas territoriais. Os dirigentes também destacaram a importância do trabalho de interiorização da Federação, assim como a assessoria de suas áreas técnicas no auxílio da tomada de decisão dos sindicatos, dando ênfase aos importantes serviços prestados e estruturas dos braços sociais Sesc e Senac. Após as considerações, o gerente do Núcleo de Negócios do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Leonardo de Paula, explicou sobre os produtos e serviços oferecidos e suas diferentes linhas de atuação, destacando as soluções desenvolvidas pelo Lab Fecomércio-RS como o Clube de Gestão, entre outras, que visam a geração de receita recorrente para os sindicatos. 

Após a discussão sobre os produtos e serviços, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre as convenções e negociações coletivas, assim como o decreto 56.560/2023, da Secretaria da Fazenda do Estado que, com prazo de obrigatoriedade estipulado conforme o porte de cada empresa, determinou que qualquer equipamento que possibilite o processamento de dados relativos a operações com mercadorias, mesmo as maquininhas de cartão, sejam vinculados à emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, a NFC-e. No debate, a gerente do Núcleo Jurídico Tributário da Fecomércio-RS, Tatiane Correa, esclareceu dúvidas e explicou a norma. 

Para finalizar, Schifino atualizou o grupo sobre o andamento e contexto da reforma tributária aprovada na Câmara dos Deputados em 7 de julho. 

Participaram e contribuíram com o encontro o presidente do Sindilojas Fronteira Noroeste, Marcos Volnei dos Santos; o presidente do Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola; o presidente do Sindilojas Frederico Westphalen, Marco André Girardello; o presidente do Sindilojas Celeiro, Antônio Afonso Granich; o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi; o presidente do Sindilojas Rota das Missões, Julio Bolacell; o presidente do Sindilojas Cruz Alta, João Gobbo; o presidente do Sincopeças-RS, Marco Machado; o presidente do Sindilojas Três de Maio, Dilson José Mireski; o vice-presidente do Sindilojas Ijuí, Jocelei Kuff e o presidente da ACI Três de Maio, Jesildo Lima. 

Sindilojas Fronteira Noroeste recebe presidente da Fecomércio-RS 
 

Na reunião realizada em Santa Rosa, a presidência do Sindilojas Fronteira Noroeste apresentou para o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, o projeto de revitalização da sede da entidade. Na ocasião, o vice-presidente da Federação, Ademir José da Costa, também esteve presente no encontro. 

O presidente do Sindilojas, Marcos Volnei dos Santos, falou sobre a importância do projeto para a região e destacou que, com a reforma, o auditório passará a ter capacidade de 150 lugares, se tornando um relevante espaço para a cidade. Para o presidente da Federação, a iniciativa é um importante passo. “Esta obra será um marco para a cidade. É um passo grande para um sindicato forte e atuante em uma cidade tão pujante”, relatou. 

Direção Sindilojas Santa Rosa recebe a diretoria da Fecomércio

Compartilhe: