UPA Santa Rosa realiza 1.600 atendimentos nos feriados prolongados de Abril

SANTA ROSA/Saúde

Os últimos dois feriados prolongados foram de muita movimentação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Levando em conta apenas os feriados deste mês, a UPA chegou a registrar 1.689 atendimentos.

No primeiro feriado prolongado do mês, que se estendeu desde a Sexta-Feira Santa até a Páscoa (de 15 a 17 de abril), 627 pessoas foram atendidas. Já no feriado de Tiradentes (21 de abril) até o domingo (24), foram 1.062 atendimentos. Outro dado que chamou a atenção foi o número de casos de dengue atendidos nestas datas, que chegaram a 169.

O número elevado de atendimentos impacta diretamente no tempo de espera por assistência: “Além de uma demanda maior, temos um registro significativo de atendimentos de casos de dengue, que exigem um tempo maior de atendimento em função de notificações e questões burocráticas que não são comuns em outras patologias. Além disso, o paciente permanece mais tempo na Unidade, em função da necessidade de reidratação”, explica o gerente de Urgência e Emergência do Hospital Vida & Saúde, enfermeiro Silvano Cervo.

Até o dia 24 de abril, a UPA já registrava 5.586 atendimentos no mês. Neste mesmo período do ano passado, a Unidade contava com o registro de 2.781 atendimentos. “É um aumento muito considerável se compararmos com 2021, mesmo assim, todos os pacientes são atendidos, observando suas classificações e a urgência de cada atendimento. Sempre reforçamos à comunidade que a UPA atende prioritariamente os casos de urgência e emergência, em casos de baixa complexidade é importante que as pessoas busquem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde”, explica a diretora-geral do HVS, Vanderli de Barros. 

Compartilhe: