A FAHOR – Faculdade Horizontina recebeu a visita de avaliação externa in loco de três avaliadores para o recredenciamento institucional no final do mês de junho e após a avaliação de 50 quesitos que compõe o instrumento de avaliação, obteve conceito 5, o máximo na escala que vai de 1 a 5.
O processo iniciou com o pedido de recredenciamento ainda em outubro de 2019, porém com a pandemia e as mudanças de processos no Ministério da Educação, o processo está sendo concluído somente neste ano. O conceito institucional da FAHOR que até então, era 4, passou a 5, o máximo possível para instituições de ensino superior em todo o Brasil.
A repercussão em toda a região segue rendendo homenagens a faculdade. Ela é uma das oito com conceito máximo, na avaliação institucional presencial do INEP/MEC, entre as 101 Faculdades com sede no Rio Grande do Sul e a única da grande região Noroeste. O Brasil possui mais de 2.600 instituições de ensino superior e menos de 5% possui conceito máximo.
Com 8 cursos de graduação, e também de especialização, qualificação profissional, prestação de serviços em ensaios, testes, análises e consultorias técnicas, a FAHOR é uma instituição comunitária de ensino superior, e tem Campus próprio, de mais de 30 hectares, que segue recebendo melhorias na infraestrutura desde quando foi criado, em 2005.
Com 22 anos de existência, a FAHOR foi criada pelo desejo da comunidade regional tendo por base a experiência no ensino, especialmente os cursos profissionalizantes do CFJL – Colégio Frederico Jorge Logemann, que por sua vez foi criado em 1929 pela Comunidade Evangélica Dr. Martinho Lutero. Ambas instituições são mantidas da ISAEC – Instituição Sinodal de Assistência e Cultura e são associadas na Rede Sinodal de Educação.
Na semana que passou o Poder Legislativo e o Executivo promoveram registros em homenagem a essa distinção. No gabinete do Prefeito Municipal Jones Cunha a FAHOR foi agraciada com uma homenagem. A Administração Municipal reconheceu a conquista da instituição de ensino, que obteve o conceito máximo na avaliação institucional realizada pelo INEP/MEC.
A homenagem contou com a presença do Prefeito Jones Cunha, da Vice-prefeita Zuleica Wehner, da Secretária de Educação Ivete Fátima Callegaro da Silva, da secretária adjunta de Educação Janete Bruning, do Secretário Geral de Governo Marcelo Engel, da Secretária Municipal de Administração Janete Schwingel, além dos representantes da FAHOR: o diretor Sedelmo Desbessel, o vice-diretor Marcelo Blume, o coordenador administrativo Fabricio Desbessel, o secretário acadêmico Perceval Lautenschläger, e as coordenadoras Francine Centenaro Gomes (Engenharia de Produção), Darciane Kerkoff (Engenharia Química e Engenharia Ambiental e Sanitária)e Cláudia Verdum Viegas, Coordenadora de Pós-graduação, Extensão e Projetos.
Durante o encontro, os representantes da Administração Municipal ressaltaram a importância da FAHOR para Horizontina e para a comunidade regional, destacando que o conceito máximo obtido reflete a qualidade das atividades desenvolvidas pela instituição.
O Diretor, o Vice-diretor e a Coordenadora de Pós-graduação, Extensão e Projetos falaram em nome da FAHOR, fornecendo detalhes sobre o processo avaliativo do MEC e os 50 quesitos considerados na avaliação institucional, na qual a instituição alcançou o conceito máximo.
A direção também enfatizou a importância do apoio do Município de Horizontina desde a fundação da Faculdade, com incentivos por meio de diversos projetos e parcerias na organização de eventos e programas que beneficiam a comunidade, além de impulsionar o conhecimento e a tecnologia nas empresas de toda a região.