Missão Municipalista da FAMURS em Horizontina abriu jornadas de interiorização da nova gestão

       Tendo como público alvo prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, vice-prefeitas e secretários municipais foi realizada em Horizontina, nesta quinta-feira, dia 6 de julho a Missão Municipalista da FAMURS – Valorizando a força do interior do RS,

O local foi o Centro Cultural Belas Artes – Rua  Tuparendi, 1650, e a participação envolveu a representatividade dos municípios que compõem as regiões municipalistas Fronteira Noroeste – Amufron e Celeiro – Amuceleiro, compostas de 41 prefeituras.

Na programação, 9h painel de boas-vindas por Nique Mendes, Luciano Orsi (prefeito de Campo Bom, presidente Famurs); Jonas Fernando, prefeito de Tucunduva e vice-presidente da Famurs; Marcos Vinícius Corso, prefeito de Três de Maio e presidente da AMUFRON; Marco Aurélio Nedel (prefeito de Crissiumal) vice-presidente da AMUCELEIRO e Jones da Cunha, membro do conselho fiscal da Famurs e prefeito de Horizontina.

O professor Nado, fez a apresentação das áreas técnicas da entidade. Ele é coordenador-geral da Famurs. Com bom humor, e sem economizar cobranças na relação intergovernamental Estado/União e a conjuntura de debates atuais entre elas a reforma tributária, a Pauta Turismo, com Constantino Orsolin, prefeito de Canela, arrancou em vários momentos aplausos dos presentes.

Paulo Azeredo, da área técnica da Saúde da Famurs fez uma explanação muito esclarecedora, sobre os recursos aplicados, obrigando a apertar cada vez mais os orçamentos municipais. Um dos painéis igualmente de destaque foi o que tratou de tema crucial ao municipalismo – a Reforma Tributária.  Fernando Luz Lehnem – especialista em direito tributário, utilizando números e dados de fácil compreensão, fez abordagem bastante esclarecedora.

Sistema possíveis de irrigação – de enfrentamento a estiagem, foram destacados pela equipe da Emater Regional Santa Rosa/Missões. Área técnica da Cultura com Vinícius Brito, deu detalhes aos prefeitos e secretários municipais acerca de leis culturais como Paulo Gustavo e a Política Cultural Adir Blanc, que reservam recursos para todos os municípios, basta que apresentem projetos.

Eco Sistema de Inovação e Tecnologia – Vale do Horizonte, foi apresentado por Claudiomiro Fernando Rex, Empresário, CEO da Tecnicom e investidor do Polo de Inovação e Tecnologia de Horizontina e Nédisson Gessi professor e pesquisador da FEMA, responsável por uma incubadora de 44 empresas.

As demandas das duas regiões municipalistas foram tiradas como encaminhamento do encontro para a agenda da FAMURS em suas negociações de pautas com os governos do Estado e da União. Marco Aurélio Nedel e Jones Cunha, prefeitos de Crissiumal e Horizontina, respectivamente, destacaram como pauta prioritária a articulação pela celeridade das obras na ERS 305, ponte interestadual Barra do Guarita/Itapiranga, pontes internacionais Porto Mauá/Alba Posse e Tiradentes do Sul/El Soberbio, ponte  visando a conclusão da rodovia intermunicipal BR 472 – São José do Inhacorá; asfaltamento Alegria/Independência e conclusão do acesso municipal até Senador Salgado Filho. Ás 16h30 Encerramento artístico com apresentação do cantor Pino, da banda “Os Atuais”.

Lideranças de 40 municípios estiveram representadas

Compartilhe: