Elaboração do Plano Municipal de Turismo avança em Horizontina

Confira a entrevista com o Consultor Carlos Augusto – responsável pelo estudo.

          O Turismo é hoje uma das maiores fontes de receitas do mundo. A afirmação é do Turismólogo, jornalista e consultor em turismo para o BID, Sebrae e Mtur Carlos Augusto Lemos, que está trabalhando no assessoramento da elaboração do Plano Municipal de Turismo de Horizontina.

       Na noite da terça-feira, dia 27 de junho, junto ao auditório da ACIAP, Carlos Augusto apresentou a fase inicial do estudo coletivo, às lideranças municipais, investidores, empresários do setor e poder público.

       O trabalho tem como norte o Turismo como gerador de Emprego e Renda. Para Carlos Augusto, o Turista nos tempos atuais, é um internauta, quer agilidade e informações precisas, é experiente e exigente, quer ser mais de que um expectador, preocupa-se com sua segurança e está disposto a pagar um preço justo pelo valor oferecido.

       Para trabalhar o turismo, é preciso ter foco, e isto exige sacrifício. É preciso dominar um nicho, pois quem quer agradar todo mundo não agrada ninguém. Nos negócios locais, quando a maré sobe, sobe todo mundo e a região deve estar atenta e conectada, trabalhando com uma rota de atrações.

       Um bom produto turístico precisa identidade própria, autenticidade, harmonia ambiental, preservação das raízes culturais e divulgação dos costumes. Ter qualidade do produto turístico, significa acesso, hospedagem, paisagem, gastronomia, atividade produtiva, cultura local, clima, lazer, compras e informação.

       O turista não tolera, alerta o estudo de Carlos, lixo, desinformação, falta de sinalização, pessoas sem qualificação profissional e desorganização. No Brasil as atuais tendências do turismo estão centradas em viagens não massificadas, viagens para o interior, criação de rotas turísticas e turismo rural. As tendências observadas neste ano no Brasil, por exemplo, são viagens em família, controle sobre as férias, descoberta de novos destinos, turismo em cidades pequenas, natureza, socialização e viagens para conhecer pessoas.

       Horizontina desponta para 4 ou 5 segmentos turísticos para serem desenvolvidos: Turismo Cultural, aproveitando o Memorial da Evolução Agrícola a ser inaugurado em breve; Turismo de Lazer – aproveitando a atual estrutura de praças e parques; Turismo Gastronômico – rota de gastronomia; Turismo de Eventos – culturais e desportivos e sugerido pela Fahor – Turismo de Conhecimentos.

       Do encontro tomaram parte o prefeito municipal Jones Cunha e sua equipe administrativa, a ACIAP e mais de uma dezena de outras entidades e instituições, além de empresas com potencial ou já com ações em turismo desenvolvidas.

       O Plano Municipal segue seu trabalho de elaboração através da constituição de uma Comissão de Estudos, e um dos pontos apontados como preponderantes para a construção dessa nova cadeia econômica, é o alto nível de inovação sentido na cidade, com iniciativas agregadoras de laboratórios, incubadoras, startups e a busca de conhecimento constante.

       Por fim destaca Carlos, que não há cidade turística sem que haja vontade política para tal, portanto, havendo a necessidade do Poder Público participar com a iniciativa privada dessa construção.

       O Diretor Municipal de Turismo do município Adilson Jonathan Oliveira, destaca que o primeiro passo a partir desse encontro ocorrido na terça, será a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo através de um representante de cada setor envolvido e após, elencar as necessidades urgentes e planejar o turismo para 5, 10 e 15 anos.

Carlos Augusto fala a reportagem FC

Compartilhe: