ERVA MATE: Fortalecer a cadeia produtiva é o compromisso diz deputado Paparico Bacchi

Patrimônio cultural imaterial do RS

Nesta semana no Palácio Piratini ato oficial oficializou o Sistema Cultural e Socioambiental da Erva-Mate Tradicional como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul. O primeiro registro desta natureza foi realizado pelo governador Eduardo Leite, acompanhado pela secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Renato Savoldi, ambos signatários do documento.

O Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) tem um grande aliado que soma esforços para fortalecer e impulsionar a cadeia produtiva da erva-mate a nível internacional. O objetivo foi reforçado nesta terça-feira (13) pelo presidente da Frente Parlamentar da Erva-Mate na Assembleia Legislativa, deputado Paparico Bacchi (PL), que recebeu no seu gabinete a visita do presidente do Ibramate, Alberto Tomelero, acompanhado pelo vice-presidente da instituição e presidente da Associação dos Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva), Cleomar Konzes.

De acordo com o presidente do Ibramate, a erva-mate tem função social muito significativa, pois é composta pelo agricultor familiar, gerando mão de obra e renda para mais de 15 mil famílias. “Erva-mate é árvore símbolo do Rio Grande do Sul, a bebida oficial do gaúcho e agora se tornou patrimônio cultural do Estado. Precisamos levar o produto para o Brasil e para o mundo, buscando novos mercados para comercialização – o que é fundamental para impulsionar a cadeia produtiva que envolve mais de 100 mil pessoas”, salientou Alberto Tomelero.  

“Sou um soldado da causa. Além de apreciar as purezas da erva-mate, encontramos nela um produto medicinal. Acredito que este contexto, de promover saúde e bem-estar, é meio eficaz para expandir o consumo da erva-mate e produtos derivados da planta no mundo todo”, destacou o deputado Paparico Bacchi.  Na ocasião, Clomar Konzes afirmou que aumentar a venda da erva-mate a nível nacional e internacional, é fundamental para que os agricultores continuem na cadeia produtiva e possam proporcionar mais dignidade às suas famílias.

O coordenador administrativo do Ibramate e representante da Câmara Setorial do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual da Agricultura, Ismael Rosset, também participou da reunião onde destacou que a instituição tem algumas necessidades pontuais, especialmente em relação ao Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva de Erva-Mate (Fundomate), gerenciado pelo governo estadual que é uma das principais políticas públicas para o fortalecimento do setor.

Compartilhe: