PROERD forma 30ª turma de estudantes nos 20 anos de atuação em Horizontina

Mais de 6 mil estudantes passaram pelas lições de como dizer não as drogas de 2001 até hoje

No dia 14 de junho, tendo por local o Ginásio de Esportes da EMEF Cristo Rei, realizou-se a solenidade da 30ª Formatura dos alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) desenvolvido pela Brigada Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Horizontina.

A Prefeita Municipal em exercício, Zuleica Wehner prestigiou a cerimônia juntamente com a Major Vanessa Peripolli da Brigada Militar de Santa Rosa, o Tenente Cássio Horazy, Comandante da Brigada Militar, o Sargento Clóvis Schenkel, instrutor do PROERD, a Secretária Municipal de Educação, professora Ivete Fátima Callegaro da Silva, Secretário Geral de Governo Marcelo Engel, Secretários Municipais Ana Denise e Eduardo Maron, Equipes Diretivas, professores, alunos e familiares.

Neste ano de 2023, participaram do Programa 188 alunos das turmas do 5º Ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann – CFJL, envolvendo neste trabalho, direções, professores e famílias. 

Durante o ato solene, os alunos receberam o certificado, também foram premiadas as melhores redações e cartilhas por turma. O Instituto John Deere sorteou uma bicicleta por escola entre os alunos participantes do programa.

O Programa conta com uma metodologia que permite que os alunos sejam preparados e fortalecidos para dizerem não às drogas, além de promover, nas escolas e na comunidade, ações voltadas à promoção da cidadania e da disseminação da cultura da paz. Ações como estas, fazem a diferença na sociedade, pois consistem em um esforço cooperativo estabelecido entre a Brigada Militar, a Escola e a Família, tendo por objetivo capacitar jovens estudantes, por meio de informações e habilidades, a fim de que possam viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

A primeira turma de PROERD no município ocorreu entre os anos 2000/2001 em Vila Cascata, na Escola Carlos Gomes. De lá para cá são mais de 6 mil jovens que passaram pelo programa.

O Sargento Clóvis Schenkel instrutor da primeira turma e que só não trabalhou no projeto nos anos que trabalhou foram da Cia local da BM, lembra emocionado que seus alunos das primeiras turmas, agora já são pais e seus filhos começam a participar do programa, que desde 2019 tornou-se Política Pública de Educação no âmbito do Município de Horizontina.

Compartilhe: