Pais do interior de Alegria manifestam preocupação com segurança de Kombi escolar da prefeitura

Professor Marcelo secretário de educação abre PAD e registra BO para investigar causas do que segundo ele se trata de um acidente

       Não bastasse a situação de trechos de estradas que apresentam precariedade, a qualidade de um veículo da frota do transporte escolar municipal no interior de Alegria, especialmente na rota de Rincão dos Nardes, tem sido motivo de preocupação dos pais nos últimos dias.

       Segundo relatos obtidos pela reportagem fazem em torno 7 anos, que problemas se apresentam colocando em risco as crianças e os próprios motoristas. Uma Kombi, tombou nesta semana com pelo menos três crianças dentro dela. Por sorte ninguém se machucou e os danos foram somente materiais.

       Outro relato é que se utilizava veículo com capacidade de 7 lugares com mais de 10 crianças transportadas. A Kombi que desgovernou e tombou, conforme relato de familiares de alunos, substituiu uma Spin que era usada no transporte. Segundo os pais, registrou-se que a Kombi viajava com o dispositivo da porta de embarque avariado e para que não abrisse com o coletivo em movimento era segurado pelos próprios alunos.

       Outros relatos é que o motor apagava, o sistema de direção apresentava problemas, assim como os freios. Na segunda-feira que passou, pais estiveram em contato com o Secretário Municipal de Educação, alertando de que o veículo estava nas condições precárias, pondo em risco as crianças e o condutor. Na quarta o que para os pais era uma tragédia anunciada veio a ocorrer, por sorte sem ninguém restar ferido.

       Fica claro segundo os pais que reivindicam as melhorias, que veículos nessa condição exposta, não atendem aos critérios legais do artigo 136 do Código de Trânsito. Neste caso denúncias podem ser feitas ao Disk Denúncia da Educação 051-3288 4700 ou 051-3210-4567 da sede da chefia de ética, controle público e transparência da secretaria da Casa Civil, que é ligada ao gabinete do Governador do Estado.

       Os pais alegrienses deixam claro que suas manifestações e até a indignação, não tem qualquer viés partidário, contrário ou favorável a qualquer administração, uma vez que os problemas estão presentes havia 7 anos e a mobilização é unicamente por solução.

       O QUE DIZ O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

       Marcelo Gscheneitner Wisbistcki, que é professor de Educação Infantil por formação e atualmente Secretário de Educação do município alegriense, trata a ocorrência com a Kombi como um acidente. Ele reconhece dificuldades para talvez ter um veículo como esperam e merecem os alunos, porém aguarda liberação de R$ 1,8 milhão para aquisição de veiculos escolares, que, no entanto, está em atraso no PAR – Governo Federal.

       Ele determinou a abertura de um PAD – Procedimento Administrativo Disciplinar interno e registrou ocorrência policial, pois são praxe no serviço público quando ocorrem tais incidentes.

Marcelo alerta, no entanto, que a GM Spin, que estava sendo usada, um carro de 7 lugares, precisou ser substituído porque a quantidade de alunos a ser transportados naquela linha aumentou e  que a Kombi, veículo um pouco mais usado, mas em plena condição de trafegar, é da frota e que estava parado, com maior capacidade de receber alunos foi revisada em conceituada oficina da região, vencedora de processo licitatório, sendo posta a rodar.

       Quanto a problemas com a porta do veículo, destaca que sim, apresentou durante um dia de trajeto, mas já após a informação do ocorrido pelo motorista, recebeu o devido conserto. Quanto a informação de que haveria defeito nos freios e direção destacou não ser de conhecimento problemas, e é possível ver nas imagens divulgadas nas mídias que existem, na estrada as marcas de frenagem no dia do acidente, se o freio tivesse com problema não haveria marcas de freada.

       A Prefeitura Municipal de Alegria, através da Secretaria de Educação, possui 9 veículos escolares, somente uma Kombi, ou seja, a acidentada. “Temos mais de 100 milhões em projetos encaminhados junto ao Governo Federal, nos preocupamos com a qualidade do transporte e reconhecemos o direito dos pais de exigir melhorias, no entanto trabalhamos com o que temos. A porta da secretaria está sempre aberta para debatermos e encontrarmos soluções”, destacou o Secretário.

Compartilhe: