Hospital Oswaldo Cruz realiza primeiras cirurgias do novo bloco cirúrgico construído pela ABOCH

       Um marco histórico para a saúde de Horizontina. Entraram em operação na manhã desta terça-feira, 13 de junho de 2023, as modernas e qualificadas instalações do novo Centro Cirúrgico, investimento de R$ 6 milhões em ala predial totalmente nova, e com equipamentos aliados à tecnologia e padrões exigidos pelas normas sanitárias da saúde brasileira.

       Como o espaço é para cuidar da vida das pessoas, o primeiro trabalho foi trazer ao mundo uma nova vida. O médico Rubens Bins e sua equipe realizaram o parto de uma linda menina. Em seguida, o médico Milton Izolan, cirurgião com 47 anos de medicina e 45 dedicados a Horizontina, realizou intervenção cirúrgica em um de seus pacientes.

       O momento foi registrado em imagens pela empresária e voluntária na ABOCH Lediana Bartz. O prefeito Jones Cunha e a vice-prefeita Zuleica Wehner estiveram presentes no hospital, assim como a administração hospitalar e a direção da mantenedora – ABOCH – Associação Beneficente Oswaldo Cruz.

       A construção do novo bloco cirúrgico do hospital horizontinense, era uma exigência da Vigilância em Saúde do Estado, haja vista a necessidade de atualização, muito embora o bloco anterior tenha recebido adequações ao longo deste tempo, trabalhava com índice zero de infecções e até a data de ontem, 12 de junho, serviu enormemente a comunidade local e regional.

       Para construir e equipar o novo bloco, uma grande Parceria Público Privada se formou. De forma intergovernamental emendas parlamentares via governo federal, recursos do Estado via Programa Avançar e aportes do município de Horizontina se somaram em favor da ABOCH. Doações de entidades como o Clube Esportivo Caipirinha, Fundação John Deere, clubes de serviço, dezenas de ações empresariais e campanhas de doações voluntárias de recursos e materiais de construção, fizeram à muitas mãos o sonho se tornar realidade.

       O novo espaço ainda merecerá uma solenidade oficial de inauguração, para a qual estará presente o Governador do Estado do RS e sua comitiva, deputados que auxiliam anualmente a entidade com destinação de emendas, prefeitos da região e representantes da sociedade civil, de forma especial o voluntariado. A data dever ser marcada brevemente.

Compartilhe: