Movimento Pró-Ponte busca recursos para a construção da ponte Porto Soberbo/El Soberbio

A comitiva Pró-Ponte formada por lideranças brasileiras e argentinas participou na segunda-feira (29), de um encontro no Parlamento do Mercosul (Parlasul), em Montevidéu, para viabilizar recursos que possibilitem a construção da ponte binacional entre Tiradentes do Sul (RS) e El Soberbio (ARG), sobre o Rio Uruguai.

A reunião foi promovida pela Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social, com a coordenação da presidente do Parlamento do Mercosul, deputada argentina Cecillia Britto, e pelo vice-presidente do parlamento, o deputado federal por São Paulo, Celso Russomanno, um dos articuladores deste encontro.

Dos prefeitos presentes usaram da palavra o prefeito Roque Soboczinski, em seguida o prefeito Alceu Diel, em seguida o prefeito Arlei Tomazoni, em seguida o prefeito Marco Aurélio Nedel de Crissiumal.  Com isso apresentaram o pré-projeto para a construção da ponte, e uma perspectiva de como esta ponte irá beneficiar as regiões em ambos os países em um contexto de desenvolvimento econômico, social, cultural e de turismo.

Agora, discute-se de onde sairão os fundos para a construção da ponte. Conforme os deputados federais Carlos Gomes e Celso Russomano em contato com o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o mesmo fará um esforço para viabilizar o financiamento do projeto.

A coordenadora técnica do FOCEM (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul), Veronica Ríos, afirmou que é possível financiar 85% da construção da ponte, e os outros 15% são aportados pelos interessados.

Para a adesão a este fundo, é necessário concluir outros pontos, como o desenho da estrutura normativa, análise jurídica, padrão de qualidade ambiental da obra, os benefícios diretos e indiretos, sustentabilidade futura, postos de fronteira e outros.

Compartilhe: