BRS Capiaçu é tema de dia de campo em Porto Vera Cruz

Agricultores de Porto Vera Cruz puderam conhecer mais sobre o manejo e finalidades da forrageira BRS Capiaçu em dia de campo realizado nesta quarta-feira (24/05). O evento é uma promoção da Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Agricultura, com apoio do Sicredi União RS ES. Para a realização do dia de campo, a família de Jairo Zavalha abriu sua propriedade, onde foram implantados mais de dois hectares da forrageira, destinados para a alimentação de bovinos de corte em sistema extensivo.

Em Porto Vera Cruz, são 16 famílias com áreas de Capiaçu já implantadas, e é crescente o número de interessados que têm buscado informações no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar.

Algumas das características que tem contribuído para que a forrageira tenha sido atrativa para propriedades da agricultura familiar da região são a tolerância ao estresse hídrico, baixo custo de produção, alto valor nutritivo, boa resistência ao tombamento, touceiras eretas e densas, elevada densidade de perfilhos basais, alta produtividade de massa verde, a possibilidade de ser picado verde ao cocho ou silagem e a boa aceitação pelos bovinos.

Informações complementares sobre o BRS Capiaçu, variedade desenvolvida pela Embrapa, foram abordadas na estação conduzida pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Eliton Horn, que apresentou orientações sobre manejo do solo, adubação, qualidades das mudas e tratos culturais.

A possibilidade de produção de silagem, o ponto de corte, a produtividade e a palatabilidade receberam destaque na estação sob responsabilidade do extensionista da Emater/RS -Ascar Gilberto Barbaro. Na propriedade de Jairo Zavalha são realizados três cortes ao ano, e a produtividade da silagem tem chegado a 83 toneladas por corte. Com isso, a propriedade tem incorporado 498 toneladas de massa verde anualmente, para ser ofertada para os bovinos de corte.

Outro tema abordado foi o projeto que busca estimular a produção de noz-pecã em Porto Vera Cruz, com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente (Fundama), assunto tratado pela euipe da Secretaria Municipal da Agricultura de Porto Vera Cruz.

O fiscal estadual Agropecuário, supervisor da Regional de Santa Rosa, João Arthur Schwerz aproveitou a oportunidade para orientar também sobre os cuidados em relação à gripe aviária e ao controle anual de rebanho.

Entre as lideranças que prestigiaram o dia de campo estiveram o vice-prefeito de Porto Vera Cruz, Doalcir Roque Segat, o secretário municipal de Agricultura, Flávio Seimetz, presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Gal, vereador Nair Teresinha Hartmann, o responsável pelo setor de agronegócios do Sicredi em Porto Vera Cruz, Dieisson Pech, os extensionistas do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar Jorge João Lunardi e Joney Cristian Braun, o presidente da Associação dos Suinocultores, Irio Schmidt, o presidente da Associação dos Agricultores, Juarez Dhein, e o produtor de Santo Cristo Sinésio Kist, que fez a doação de mudas de BRS Capiaçu para multiplicação entre produtores de Porto Vera Cruz.

Compartilhe: