Reunião da bancada gaúcha em Brasília tem anúncio de verba do Mercosul para o RS

Pontes Itapiranga/Barra do Guarita e Tiradentes do Sul/El Sobérbio ganham força na busca de recursos a seus projetos

A reunião da bancada gaúcha, na última quarta-feira (17), trouxe duas boas notícias para o Rio Grande do Sul. Coordenador do grupo de deputados federais e senadores no Congresso Nacional, Carlos Gomes (Republicanos), anunciou que a mobilização em apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria os fundos de financiamento para as regiões Sul e Sudeste alcançou as assinaturas necessárias para que a matéria seja protocolada.

“Se o fundo da região sul tivesse sido criado junto aos demais (Norte, Nordeste e Centro-Oeste), no ano 2000, o Estado já teria recebido mais de R$ 22 bilhões. Dinheiro suficiente para viabilizar obras estruturantes, para gerar mais emprego, renda e desenvolvimento, especialmente onde estão localizados os maiores bolsões de pobreza do RS”, argumenta Gomes, ao projetar que a medida será apresentada nos próximos na Câmara Federal.

O encontro da bancada também recebeu a visita do deputado federal Celso Russomanno (SP), que é vice-presidente pelo Brasil no Parlamento do Mercosul. Ele colocou à disposição do Rio Grande do Sul a utilização de um recurso, no valor de 70 milhões de dólares, alocado pelo Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul. Russomanno alegou que o recurso só pode ser utilizado em obras de integração entre os países do bloco.

O empreendimento a ser contemplado seria a construção de uma ponte entre Tiradentes do Sul (Brasil), na localidade de Porto Soberbo, e El Soberbio (Argentina).

 A travessia teria aproximadamente 500 metros de extensão. Atualmente, a ligação entre as nações é feita por balsa. No entanto, Russomanno alertou que o projeto técnico da obra deve ser custeado pelo Brasil e sugeriu a destinação de uma emenda parlamentar de bancada para a elaboração do documento, que tem custo estimado em R$ 5 milhões.

Outras demandas

Na audiência da bancada, outras três demandas foram encaminhadas aos parlamentares entre elas a construção de uma ponte entre Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC) ligando os dois estados.

Compartilhe: