Osmar Terra defende Plano de Carreira Nacional Unificado para o setor público de saúde

    Agentes de Vigilância Sanitária estiveram na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (18) para pedir apoio ao Projeto de Lei 1126/21, que garante piso salarial nacional de dois salários mínimos para a categoria.

Esses profissionais atuam nos municípios para eliminar, diminuir ou prevenir riscos sanitários à saúde da população.

     Na ocasião, o deputado federal Osmar Terra (MDB) defendeu um plano de carreira nacional unificado para todo o setor público de saúde. Ele teme que a confusão atual em torno do pagamento do piso nacional de enfermagem seja utilizada como desculpa para não ser aprovado o piso dos agentes sanitários, o que considera um absurdo:

  – Vocês, fazendo bem feito o trabalho, diminuem muito a doença, o número de doentes, não só na prevenção, como na promoção da saúde.

    O parlamentar revelou que está elaborando um projeto de lei com o plano nacional de carreira unificado para o setor público de saúde, com responsabilidades partilhadas: Os médicos serão pagos pelo sistema federal, enfermeiros, enfermeiras e pessoal de nível superior pelos estados e os agentes de saúde e técnicos pelos municípios. Toldos deverão se concursados e com dedicação exclusiva e bem pagos.

Compartilhe: