Ministério da Saúde Habilita Serviço de Saúde Mental do Hospital Oswaldo Cruz de Horizontina

Horizontina – Saúde Mental

   

       Através de Portaria de Nº 578, datada de 5 de maio de 2023, o Ministério da Saúde, através de sua titular Nísia Trindade Lima, estão habilitados os Serviços Hospitalares de Referência em Saúde Mental junto ao Hospital Oswaldo Cruz.

       O projeto tramitava havia quase dois anos, sem que fosse devidamente reconhecido e habilitado pelo Ministério. Pela Portaria, publicada no Diário Oficial da União, o hospital de Horizontina passa a ser remunerado pelos Serviços Hospitalares de Referência para Atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

       São 10 leitos habilitados e o repasse financeiro considera a partir da 5ª parcela referente ao ano de 2023, parcelas essas que são mensais, repassadas da União ao Estado e dele ao serviço de saúde, diante dos convênios intergovernamentais pactuados.

       A articulação para garantir a inclusão dos leitos do hospital horizontinense na condição de habilitados, envolveu o mandato dos deputados Elvino Bohn Gass e Jéferson Fernandes, junto ao setor que coordena as habilitações no Ministério da Saúde. Bohn Gass e o assessor de Jéferson ex-deputado federal e ex-prefeito de Santa Rosa Orlando Desconsi, viajaram a Brasília durante as tratativas no Ministério.

       As informações são do vereador Jorge Luís Ramos e da Secretária de Desenvolvimento Social do Município Ana Denise, que atendendo a pleito da direção do hospital levaram a demanda aos deputados e ao Governo Federal.

Compartilhe: