TRÊS DE MAIO: Prefeitura, Sebrae e TopSer se unem para trazer inovação ao ensino nas escolas municipais

O Município de Três de Maio, o Sebrae e a TopSer se uniram em uma iniciativa inovadora para trazer a Linguagem Computacional como componente curricular nas escolas municipais.

O objetivo é desenvolver habilidades de letramento computacional e socioemocional em todos os estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação Infantil modalidade pré-escola.

A consultora da TopSer, Maidi Darli, explicou que o pensamento computacional envolve o entendimento dos caminhos utilizados para resolver problemas e como comunicar esses caminhos ao computador, sendo uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho. O projeto visa trabalhar essas habilidades, incluindo a programação desplugada, que não requer o uso do computador, mas sim o entendimento da estrutura de pensamento e resolução de problemas,  com foco no mundo digital. O projeto também contempla ações transmidiáticas, integrando o trabalho desplugado e digital em diferentes mídias e contextos.

O programa será implementado pelos próprios professores da rede municipal, que estão sendo capacitados para esse fim, criando uma cultura de inovação e transformação junto às equipes pedagógicas e de gestão municipal. Durante a Expofeira 2023, foi assinado o convênio de parceria entre o Sebrae e Prefeitura Municipal de Três de Maio pelo prefeito Marcos Corso e pelo Gestor de Educação Empreendedora do Sebrae, Ricardo Ninov, formalizando o projeto.

        O programa inclui a formação dos professores, ações de letramento computacional em todas as turmas do Ensino Fundamental e da Educação Infantil modalidade pré-escola, o projeto Aventureiros da Programação, um Plano Diretor de Infraestrutura Digital Escolar e uma weblioteca de experiências de programação desplugada por ano escolar. Além disso, o projeto contempla consultoria para a equipe da secretaria de Educação, um seminário para todos os professores no final do ano e um evento aberto à comunidade onde os estudantes poderão apresentar os resultados.

        Para Maidi Dalri, a oportunidade de criar história na educação exige a preparação das escolas para essa mudança, trabalhando diretamente com os professores para que possam ser os propulsores dessas mudanças.

 Ricardo Ninov ressaltou que os resultados do projeto já são visíveis nas práticas educacionais dos professores e no engajamento dos estudantes. O Sebrae vem apoiando projetos na área de Cultura Digital há muito tempo e agora, de forma inédita, está envolvido em uma ação voltada para o desenvolvimento da Linguagem Computacional.

        O prefeito municipal, Marcos Corso, destaca que a bandeira da atual gestão para a educação é Aprendizagem Inovadora, através da qual incentiva a inovação no processo de ensino-aprendizagem e a inclusão da tecnologia como uma ferramenta auxiliar para a produção do conhecimento. Por isso, tem investido em equipamentos tecnológicos e em formação para o quadro docente.

        A secretária de educação, cultura e esporte, Vera Kühler, corrobora a fala do prefeito e destaca que a criação deste componente curricular já ocorreu antes da Resolução CNE/CEB nº 1 de 2022 e veio a confirmar que o investimento na educação tecnológica é necessário e urgente nas escolas brasileiras. Com uma iniciativa ousada modificou a matriz curricular da rede municipal contemplando estudantes a partir dos 4 anos com a Linguagem Computacional. A partir de metodologias  ativas, materiais didáticos, formação e suporte ao professor a aprendizagem inovadora, contextualizada e significativa ocorre nas escolas municipais e promove educação pública de qualidade, inclusão e equidade.

Compartilhe: