Na sexta-feira (5/5) foi desempenhada em Horizontina à Operação Caminhos Seguros para reprimir a exploração sexual infantil e de adolescentes no município. A operação é articulada nacionalmente por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e engloba os 26 estados mais o Distrito Federal.
Em Horizontina a operação envolveu a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Rodoviária Estadual, os Conselhos Tutelares, Departamento de Segurança Pública Municipal e Servidores da Fiscalização Tributária.
Durante a tarde foram fiscalizados dois estabelecimentos, onde não foram localizados menores no local, tampouco mulheres em situação análoga a escravidão, os fiscais tributários municipais realizaram a notificação para regularização de ambos estabelecimentos que se encontravam com irregularidades mediante as autorizações para funcionamento.
Já no período noturno foram fiscalizadas duas boates, uma as margens da ERS 305 e outra as margens da ERS 342, sendo em ambas constatado irregularidades, onde os fiscais tributários municipais realizaram a notificação para regularização de ambos estabelecimentos.
Em um dos locais dois homens foram presos pelo crime de tráfico de drogas, sendo apreendido naquele local 11 buchas de cocaína embaladas e uma porção grande com 75 gramas de cocaína ainda não embalada, mais 03 porções de maconha, a quantia de R$ 779,00 em espécie, 02 celulares e 01 porção de maconha.
A operação ocorre no mesmo mês em que é conduzida a campanha nacional Maio Laranja, com o intuito de conscientizar a população sobre o enfrentamento e prevenção ao abuso e à violência sexual de crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas por meio do Denúncia-Digital e dos canais 181 da SSP e 197 da Polícia Civil. Para emergências, ligar para o canal 190 da Brigada Militar.