Governo Municipal de Horizontina e CONSEPRO aprimoram cooperação entre poder público e forças de segurança

O Poder Público Municipal de Horizontina reuniu-se com a Diretoria do Consepro na quarta-feira, dia 12 de abril, a fim de tratar assuntos de interesse da segurança pública em âmbito municipal, com interação regional.

 Participaram o Major da Reserva Remunerada e atual Coordenador Municipal de Trânsito do Município de Três de Maio Paulo Roberto do Nascimento, e por videochamadas o Presidente do Consepro de Santa Rosa – Humberto dos Santos Nervis e o 1º Tenente Mauro André Primaz – Analista de Inteligência do 4º Batalhão de Policia Militar de Santa Rosa.

Em nome do Consepro, presentes o presidente Éderson Santiago e os demais integrantes, Adeum Puhl empresário, Claudinei Nascimento e Pedro Paulo Tolfo da Polícia Civil, Tenente Cássio Horazy e Sargento Alex Neimar Pereira de Moura da Brigada Militar, e da gestão municipal Prefeito Jones Cunha e vice prefeita Zuleica Wehner, Marcelo Engel secretário de governo, Tenente da Reserva Elton Bruning atual Diretor de Segurança Pública Municipal e Ronaldo de París Dutra Analista de Sistemas e Tecnologias do município.  

Em pauta a manutenção do videomonitoramento e ampliação do sistema existente, para mais quatro pontos de cercamento eletrônico nos acessos de entrada e saída da cidade, com dispositivos que fazem a leitura da placa veicular com imediato alerta a Brigada Militar de eventual anormalidade que o veículo possa ter, (ocorrência de furto, roubo, etc.) sendo ainda uma importante ferramenta a mais para investigação e elucidação de eventuais crimes ocorridos.

Também esteve na pauta das tratativas o uso dos serviços de inteligência e o aprimoramento da cooperação entre o Poder Público e as forças de segurança locais.

O presidente do CONSEPRO de Santa Rosa Humberto Nervis, apresentou a forma legal que o Conselho recebe recursos da Prefeitura daquele município, para a manutenção e execução do cercamento eletrônico, assim como ocorre a prestação de contas após a aplicação dos recursos, o que era uma dúvida entres os presentes.

 Na sequência, o Tenente Primaz fez uma demonstração da eficácia e importância do cercamento eletrônico implantado em Santa Rosa e os benefícios da ferramenta, que está auxiliando de forma rápida e eficaz, na elucidação das ocorrências policiais.

 A proposta do Governo Municipal horizontinense consiste exatamente em repassar os recursos ao Consepro seguindo os aspectos de legalidade, para que este faça a contratação e manutenção do sistema, a fim de melhorar a segurança aos munícipes.

Após a apresentação do projeto, a demanda foi aceita pelos membros do Consepro de Horizontina, onde a partir de então se iniciarão os encaminhamentos burocráticos e visando aquisição e implementação do projeto. 

Compartilhe: