Fronteira Noroeste vai atualizar Plano Estratégico de Desenvolvimento


O presidente em exercício do Corede Fronteira Noroeste Marcos Scherer e o prefeito Jones Cunha, presidente da AMUFRON, estiveram reunidos para aproximar as duas entidades no trabalho de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional, construído ainda em 2015, mas que demanda de urgente atualização.

A intenção manifestada tanto pelo gestor do Conselho, quanto pelo presidente da entidade municipalista, é envolver o maior número possível de atores na elaboração do novo PED. “Vamos buscar os prefeitos, todos eles sem exceção, os vereadores, as instituições de ensino, de saúde, do cooperativismo, as entidades de classe do comércio, indústria, serviços e agropecuária”, destacam.

Vários pontos do plano vigente a partir de 2016, que planejaram estratégias carecem de atualização diz Scherer, pois hoje o médio prazo já é muito, precisa planejar o curto prazo, pois em curto espaço de tempo muita coisa acontece.

Quando da elaboração em 2015, não se cogitava por exemplo, pandemia, trabalho remoto, a velocidade que a tecnologia entregou as nossas vidas nos últimos dois anos, destaca o gestor. Se continuamos buscando desenvolver nossa infraestrutura, se avançamos nas melhorias do aeroporto, se ainda não temos a ponte internacional, o quanto avançamos nas ligações asfálticas, é necessário reavaliar tudo isso e traçar novas prioridades, destacou.

O PED, passa a ser a fonte, que vai entregar informações para quem toma decisões, colocará a região no radar dos investimentos, inclusive, conclui o prefeito de Horizontina e presidente da AMUFRON.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região Fronteira Noroeste deve estar concluído em meados de 2023.

Compartilhe: