Coopermil participa de qualificação técnica da Operação 365

Cooperativa com sede em Santa Rosa possui unidades em Tucunduva, Doutor Mauricio Cardoso, Novo Machado, Tuparendi e Vila Consolata no interior de Três de Maio.

No último dia 20 de março, a equipe técnica da Coopermil esteve na cidade de Cruz Alta, junto as estruturas da CCGL, participando de treinamento prático do projeto denominado “Operação 365”. O programa visa habilitar os técnicos das cooperativas agropecuárias para que possam realizar avaliação em talhões de produtores associados na Cooperativa para certificação dos talhões que possuem as melhores práticas de manejo de conservação e uso rentável da terra.

A partir do treinamento, os técnicos da Coopermil estão aptos a serem certificadores pelo Programa e nos próximos meses estarão realizando trabalho junto aos associados que participam do Produz Mais Coopermil. De acordo com o Supervisor Técnico, João Gabriel Dias, a “Operação 365” tem como objetivo estimular a melhoria da qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas, visando elevar a sustentabilidade, a estabilidade produtiva das lavouras e maximizar a rentabilidade das propriedades. “Além disso, estaremos criando uma base de dados para gerar informações que serão replicadas em toda a região.”

Para que o produtor receba o certificado, os talhões deverão ser cadastrados na plataforma SmartCoop, que será o ambiente para o gerenciamento de dados registrados em cada área. A avaliação será feita através dos critérios do Índice de Qualidade do Manejo (IQM), estabelecido pela “Operação 365”. Nos critérios do IQM são avaliados fatores como: práticas de produção, uso de plantas de cobertura, permanência de palhada, indicadores de custo, questões físicas e químicas do solo, dentre outras.

Compartilhe: