Instrutor do Senar-RS evidencia a importância da qualificação dos operadores de máquinas agrícolas

Cláudio Silveira Felcker, associado da Unitec, destaca que, com o treinamento adequado, os operadores passam a ter o conhecimento necessário para aproveitar ao máximo as tecnologias

A utilização de máquinas está cada vez mais presente no setor agrícola no Brasil. São equipamentos de suma importância, utilizados no processo produtivo do campo, desde o início da produção até a colheita. Por isso, é de fundamental importância capacitar operadores para operarem as máquinas agrícolas.

“O profissional capacitado irá dominar a técnica e, desta forma, saberá utilizar os equipamentos com eficiência e os resultados do seu trabalho irão apresentar uma melhora significativa”, destaca o instrutor do Senar-RS Cláudio Silveira Felcker, associado da Unitec.

Um dos cursos que Cláudio está habilitado a ministrar é o de Tratores Agrícolas – Manutenção e Operação, que tem duração 40 horas, com realização de atividades teóricas e práticas. Ele explica que o curso contempla assuntos como segurança no trabalho em máquinas em implementos agrícolas, importância na utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Código de Trânsito Brasileiro.

Também são apresentados e abordados conteúdos sobre os componentes básicos dos tratores agrícolas, bem como motor, sistemas que compõem o equipamento, diferencial, constituição do pneu, lastragem, classificações quanto ao tipo de rodado de pneu, painel de instrumentos de controle, simbologia universal de tratores agrícolas e comando de operações.

Os tipos de manutenção, principais cuidados da manutenção preventiva, manual do operador, tipos e classificação dos lubrificantes para tratores agrícolas também integram o conteúdo.

Segundo Cláudio, durante as atividades são realizadas algumas técnicas aprendidas anteriormente, na teoria, bem como identificação dos instrumentos do painel de controle, identificação dos componentes básicos do trator, manutenção preventiva, trocas de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, revisão da parte elétrica, índice de patinagem, limpeza e higienização das ferramentas de trabalho, entre outras atividades de acordo com a necessidade local.

O instrutor do Senar-RS revela que os participantes possuem conhecimento sobre o assunto, pois são atividades que já realizam no dia a dia. “É uma troca de experiência, pois eles já possuem uma grande bagagem de conhecimentos. É de grande valia capacitar os operadores para que consigam aproveitar todo o potencial desses equipamentos. A evolução é constante e com o treinamento adequado os operadores passam a ter o conhecimento necessário para aproveitar ao máximo as tecnologias”, justifica.

Cláudio reside em São Luiz Gonzaga, é Técnico em Agropecuária e possui graduação de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias. Ele está habilitado a ministrar os cursos de Tratores Agrícolas – Manutenção e Operação; Operação e Manutenção de Motosserra; Roçadeira – Operação e Manutenção; Operação e Manutenção de Semeadoras; e Pulverizador Alto Propelido (NR31).

Interessados em participar dos cursos devem procurar o Sindicato Rural de seu município. Os treinamentos são realizados mediante agendamento e têm como público-alvo são pessoas oriundas do campo, trabalhadores e produtores rurais.

Compartilhe: