IMAGEM ILUSTRATIVA
— O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 16 cidades do Rio Grande do Sul atingidas por desastres naturais. A portaria que oficializa a medida foi publicada na edição desta segunda-feira (20) do Diário Oficial da União (DOU).
Dos 16 decretos, 14 são em razão da estiagem, e um deles Doutor Mauricio Cardoso, que foi o último município da AMUFRON a formalizar o decreto pelas perdas. No momento, 336 cidades gaúchas estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente devido à estiagem.
Apoio federal
O MIDR compõe o Grupo de Trabalho criado pelo Governo Federal com o objetivo de apresentar propostas para prevenir e minimizar os efeitos da estiagem na produção agrícola na região Sul do País. Saiba mais aqui.
Em fevereiro, o Governo Federal, por meio dos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), anunciou investimentos de R$ 430 milhões para ações de mitigação dos efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul.
Do valor total anunciado, R$ 100 milhões estão sendo investidos pelo MIDR. Os recursos se destinam à contratação de carros pipas para distribuição de água e também à compra e à doação de cestas básicas e de combustível, entre outras ações. Cerca de 300 municípios serão beneficiados.