Expofeira projeta Arena Tecnológica no setor da Pecuária

TRÊS DE MAIO/AGRONEGÓCIO!

Empresas parceiras se unem para mostrar as soluções tecnológicas aplicadas na pecuária de corte e de leite.

É verdade que o olho do dono é que engorda o boi, mas nos últimos anos, o uso de ferramentas tecnológicas tem dado uma grande mão ao produtor rural, especialmente aos pecuaristas. Com acesso a dados em tempo real e mais precisos, as análises sobre o que deve ser feito no dia a dia das propriedades são mais rápidas, e a tomada de decisão torna-se mais segura, com menos erros.

Esse novo modelo de gestão e de trabalho no campo é algo que vem crescendo em todas as regiões. E, na Expofeira 2023, os visitantes poderão conhecer de perto muitas das soluções existentes no mercado para facilitar os negócios e a qualidade de vida no campo.

Segundo Lucas Souza, coordenador da Comissão de Pecuária e um dos responsáveis pela organização da Arena de Tecnologia e Pecuária da Expofeira 2023, o grupo de voluntários trabalha para contatar e convidar as empresas do ramo para apresentarem suas soluções.

A pecuária de precisão é uma abordagem tecnológica na criação de animais, que utiliza dados e informações para gerir e otimizar os processos produtivos, resultando em maior eficiência e produtividade na criação de gado. Essa abordagem utiliza tecnologias como sensores, GPS, sistemas de monitoramento de temperatura, umidade e alimentação, além de softwares de análise de dados para coletar informações sobre a saúde, comportamento e desempenho dos animais.

“Temos hoje o uso de robôs para ordenha, robôs para amamentação, para o trato de comida, nos sistemas de confinamento de gado de alto grão, uso de câmeras de monitoramento para pecuária de corte, coleiras de ruminação em uso na pecuária de leite, além de sistemas de gestão rural. Nossa tarefa agora está sendo de trazer as empresas que desejam ser parceiras do produtor e estarem junto conosco na Feira, para mostrarem seu potencial”.

Além disso, o grupo tem organizado eventos relacionados à pecuária, com o objetivo de trazer informações atualizadas sobre temas como cortes de carne, nutrição, reprodução de animais, genética, entre outros assuntos que passam por constantes pesquisas e inovações. Essas iniciativas têm como propósito apresentar novas alternativas e práticas de melhoria para o setor, visando aprimorar a eficiência e a produtividade da criação de gado. Lucas ressalta que as empresas interessadas em apresentar suas soluções também podem procurar por ele e sua Comissão, pelo contato (55)9986-4823. 

Compartilhe: