Mais da metade dos motoristas gaúchos pagaram o IPVA 2023 até o final de fevereiro

De acordo com balanço preliminar da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), 55% dos motoristas gaúchos quitaram ou pagaram a segunda parcela do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) até o final de fevereiro.

Ao longo do mês passado, 168 mil contribuintes optaram pela antecipação e quitaram o tributo com desconto mínimo de 6%.

Ainda conforme o levantamento, a arrecadação alcançou o montante de R$ 2,5 bilhões, o que representa 52,5% da expectativa de recolhimento do Estado com a frota tributável.

Os recursos arrecadados com o IPVA são divididos em 50% para o município onde o veículo está emplacado e 50% permanecem nos cofres do Estado, conforme estabelece a Constituição Federal.

Da fatia de motoristas que aderiu ao parcelamento em janeiro, 82% realizaram o pagamento da segunda cota até a última terça-feira (28/2) e, portanto, garantiram desconto de 6% pela antecipação.

Ao todo, 355 mil proprietários de veículos optaram pelo parcelamento do IPVA neste ano. 

Novidade inserida no ciclo do IPVA 2022, o pagamento por Pix já representa 23,4% do total de veículos quitados pelos contribuintes.

O motorista que optar pela antecipação do tributo até o dia 31 de março ainda terá descontos que podem chegar a 22,40% (somatório da antecipação + desconto de bom condutor + Nota Fiscal Gaúcha).

No final de abril, inicia a escala de vencimentos do tributo, conforme o cronograma abaixo.

Veja o calendário de vencimentos conforme o final das placas em 2023:

(inserir imagem)

       Saiba mais

Quem paga IPVA? Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2004, exceto os isentos em lei.

Como pagar? Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o código Renavan e a placa do carro. Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar? Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil. A opção por Pix também está disponível.

Alíquotas do IPVA no RS:

3% – Automóveis e camionetas

2% – Motocicletas

1% – Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação.

Frota total do Estado 2022: 7.413.277

Frota pagante de IPVA: 53,8%

Frota isenta de IPVA: 46,2%

Compartilhe: