Hospital Vida & Saúde obtém Alta Conformidade em Avaliação Nacional sobre a Segurança do Paciente

SANTA ROSA/SAÚDE

Tendo a segurança do paciente como principal missão, o Hospital Vida & Saúde possui uma série de protocolos de cuidado e passa por avaliações constantes para garantir a excelência nos serviços prestados. Recentemente, a Instituição obteve Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente.

A avaliação segue critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), observando 21 indicadores de estrutura e processo da Instituição. A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital, explica a importância deste resultado: “O cuidado com a segurança do paciente está presente desde o momento da internação até a alta hospitalar. Por isso, seguimos protocolos específicos de cuidado para oferecer a melhor experiência ao paciente e garantir que o tratamento seja o mais adequado”, destaca a enfermeira Carine Brischke.

Desde 2016 o Núcleo de Segurança do Paciente promove e apoia estratégias para a implantação de ações que visam maximizar a segurança do paciente. Dentre as ações está o acompanhamento dos Protocolos de Segurança visando a gestão de riscos e a prevenção de incidentes. Entre os protocolos básicos estão: Identificação do Paciente; Higienização de Mãos; Prevenção de Quedas e Lesão por Pressão; Cirurgia Segura; Segurança, Uso e Administração de Medicamentos; Comunicação Efetiva.

Com o intuito de solidificar a Cultura de Segurança junto aos seus profissionais, no mês de outubro de 2022, o hospital teve a iniciativa de implantar a proposta dos “Campeões de Segurança”, onde cada setor tem o seu representante, como referência no quesito de segurança, juntamente com as suas lideranças. “Mais do que ter normas, é preciso estar atento ao cotidiano dentro da Instituição, observando a execução e a efetividade dos protocolos, e por isso, apresentamos estes cuidados também aos acompanhantes, para que possam participar deste processo”, explica a gerente assistencial, enfermeira Rosa Zorzan

Compartilhe: