Projeto Formação de Orquestra Semeando Cultura está com vagas abertas 

Começa este mês, em Horizontina, o projeto Formação de Orquestra Semeando Cultura, que pretende conectar jovens com conhecimento e habilidades musicais para estruturar uma orquestra. São 40 vagas abertas para alunos de 12 a 18 anos e todo o suporte será de forma gratuita.  De acordo com Ana Paula Santos, coordenadora do projeto,   o objetivo é possibilitar a profissionalização dos participantes, capacitando-os como futuros profissionais da música instrumental. “É necessário conhecimento musical e domínio do instrumento de preferência. A orquestra será um ponto de encontro entre jovens da região, a fim de promover uma troca de experiências, reconhecer o talento de cada um  e realizar um intercâmbio cultural e social entre todos”.  Os encontros serão ministrados por professores locais e de Porto Alegre, também.   

A ideia surgiu a partir do número de alunos na região com potencial de aprimoramento e evolução musical. “Outras iniciativas que temos em Horizontina nos deram a certeza que, investir na capacidade destes jovens, será um passo importante no desenvolvimento deles como pessoa e, quem sabe, como profissionais em música. Montar a orquestra será mais uma iniciativa de responsabilidade social da empresa e dará aos alunos mais acesso à cultura, conhecimento intelectual, domínio de técnicas, ampliação de concentração e capacitação na área”, explica Fernanda Schaurich, coordenadora da Fundação John Deere. O projeto é viabilizado pelo Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura Federal com patrocínio do John Deere e conta com a produção da Arte Pitaco Produções Culturais.

Como participar da Orquestra:

Os interessados devem ter entre 12 e 18 anos e precisam enviar e-mail já com resumo de seus conhecimentos para [email protected]. Vale lembrar que as aulas serão gratuitas, terão início ainda este mês e os dias e horários serão definidos de acordo com os alunos selecionados. Participe!

Compartilhe: