FONTE: IMPRENSA HZ – Página do Governo Municipal
A falta de precipitações em volume suficiente para recuperar a vazão de poços artesianos, fontes e riachos no interior do município, aliado ao estresse hídrico causados as plantações de milho, soja, mandioca, batatas, hortaliças, pastagens e frutíferas em geral, preocupa a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Horizontina.
Conforme a Secretária Neiva Ebrin, o município fez na última sexta-feira, dia 10 – DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. O pedido da gestão da SDR é para o uso racional da água do sistema público.
As localidades com maior dificuldade na vazão de poços são Bela Vista, Lajeado Coqueiro e KM 20. O alto consumo exige poços ligados direto e o risco de colapso junto aos sistemas de bombeamento e na produção de cada poço.;
O Governo Municipal possui caminhão tanque e está fazendo transporte de água potável, já tendo socorrido o interior com mais de 100 mil litros nas últimas horas.
Outra medida emergencial adotada pelo Governo Municipal, é a isenção de taxa de pagamento por serviços de máquinas para abertura de bebedouros aos animais.