Aderido pelo município de Horizontina em dezembro de 2016, o PCF tem como objetivos promover o desenvolvimento infantil integral; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança; cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade; fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças; estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas e facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem.
O Programa, vinculado ao CRAS, atende por meio de visitas domiciliares semanais, crianças de até 3 anos inscritas no Cadastro Único e crianças de até 6 anos, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou afastadas do convívio familiar.
O PCF foi, durante alguns anos, executado em nosso município juntamente com o PIM e desde o ano de 2020 não vinha sendo realizado. Neste ano, após a realização de Processo Seletivo para contratação de Orientadores Sociais, o Programa retomará suas atividades, contando com três profissionais atuando diretamente nas visitas, uma supervisora e o apoio do Comitê Gestor formado por profissionais das políticas de Assistência Social, Saúde e Educação. A equipe já está trabalhando e uma reunião junto ao Gabinete do Prefeito Municipal alinhou detalhes e as estratégias para alcançar os resultados.
“O programa está se reestruturando e futuramente mostrará seus resultados, pois é na primeira infância, que a criança desenvolve as bases cognitivas e socioemocionais que vão acompanhá-la para o resto de sua vida e também é nessa fase que o vínculo familiar e comunitário são essenciais para o desenvolvimento infantil ”, afirma Ana Denise, Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, pasta a qual o Programa está subordinado. A nova equipe dos profissionais já está trabalhando, destaca Ana Denise.