Férias escolares, mas com Professores na rua em Três de Maio

Prefeito Marcos Corso diz que perdeu-se a oportunidade de corrigir um problema histórico

       A manhã deste segunda-feira, 9 de janeiro, foi de ato público em defesa da carreira dos professores municipais de Três de Maio, em razão da votação em sessão extraordinária, que apreciou projeto de Origem Executiva nº 052/2022 – Altera a Lei Municipal nº 2.531, de 11 de fevereiro de 2010, que “Dispõe sobre o Plano de Carreira do Magistério Público do Município, institui o respectivo quadro de cargos e funções gratificadas e dá outras providências”.

       Em meio a uma luta pela garantia do pagamento do piso nacional, aprovado no Governo Bolsonaro que os professores cobram o executivo de sua adoção, a notícia da alteração no Plano de Carreira que tramitava desde o ano passado, em em sessão extraordinária, com os professores em férias, motivou o ato público.

 Após vários pronunciamentos no Largo Frontal do Palácio Walter Ullmann, o grupo dirigiu-se ao Plenário da Câmara de Vereadores, onde o Presidente Delmar Mébius (PP) conduziu a Sessão Extraordinária, que além do 052, apreciou: Tramitação em Rito de Urgência ao mesmo Projeto de lei nº 052 (reprovado) e o Projeto de Lei nº 056/2022 de origem Executiva – Autoriza o Poder Executivo Municipal a alienar, mediante licitação, sucata, bens inservíveis, máquinas, equipamentos e veículos em desuso (aprovado a Unanimidade).

       O Projeto 052, polêmico, teve manifestação silenciosa dos educadores erguendo faixas e cartazes, e após pronunciamentos de líderes de bancadas, suspensão da sessão por 10 minutos, nova manifestação de alguns vereadores, foi posto em votação, sendo reprovado por 9 votos a 1. Voto favorável ao pleito do Executivo somente do vereador Antônio de Oliveira.

Para o Prefeito Marcos Corso, perdeu-se uma oportunidade de corrigir um problema grave, que resulta em mais de 400 ações judiciais.

Prefeito manifestou-se a reportagem

       O professor Ronei Zieck, da APROMUT – Associação dos Professores Municipais de Três de Maio, destacou que a mobilização da classe foi preponderante para que o projeto, que segundo ele, vinha em direção contrária aos avanços conquistados por anos, fosse reprovado.

       Na mesma linha, valorizando a mobilização e o reconhecimento da maioria dos vereadores, manifestou-se o vereador Diogo Wolf da bancada do PT.

       Nossa reportagem também buscou ouvir o Executivo, mas ao final do evento a Assessoria Jurídica e o vice-prefeito, presentes minutos antes na sessão, rapidamente deixaram o local sem falar com a nossa reportagem.

       O Presidente da Casa Delmar Mébius, disse que por vezes as decisões do Legislativo são amargas e difíceis , mas que a maioria esmagadora do parlamento fez livremente seus votos. Como se sabe, o Presidente só vota em caso de empate, o que não ocorreu.

Compartilhe: