Três-maiense Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini
Em cerimônia militar realizada no Salão das Pombas, localizado na Base Aérea de Brasília (BABR), ocorreu, na sexta-feira (30/12), a transmissão do cargo de Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno ao Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini.
A solenidade foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que foi recebido no local pelo Tenente-Brigadeiro Damasceno. Também estiveram presentes os Ex-Comandantes da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito; Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; além de Oficiais-Generais do Alto-Comando, Oficias, Parlamentares e demais autoridades civis e militares do Exército Brasileiro (EB) e da Marinha do Brasil (MB).
Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou a responsabilidade que é liderar o órgão de mais alto nível de planejamento e coordenação da estrutura do Comando da Aeronáutica.
Após deixar o cargo de Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e assumir a chefia do EMAER, o Tenente-Brigadeiro Fiorentini relatou ser uma grande alegria poder voltar à Capital Federal com o objetivo de assumir um novo cargo. “Ao longo de toda a minha carreira, a FAB me preparou para desafios cada vez maiores e, agora, poderei labutar ao lado do efetivo do EMAER, por uma Força Aérea mais operacional e mais unida em prol de um futuro melhor para o Brasil. Ao assumir o EMAER, assumo a responsabilidade de coordenação e governança dos assuntos relacionados, principalmente no que diz respeito à relação institucional da Força Aérea Brasileira junto aos outros países”, disse.
Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini
O Tenente-Brigadeiro Fiorentini é natural da cidade de Três de maio (RS). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 30 de julho de 1979, sendo declarado Aspirante à Oficial Aviador em 9 de dezembro de 1983, atingindo o atual posto em 31 de março de 2020. O Oficial-General possui todos os cursos acadêmicos de carreira e ainda: MBA em Marketing Executivo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; e MBA em Desenvolvimento Avançado de Executivos – Gestão Institucional Estratégica pela Universidade Federal Fluminense.
Em quatro décadas de serviço pela FAB, o agora Chefe do EMAER possui 4.800 horas de voo, 19 condecorações. É casado com a senhora Bianca, e tem 3 filhos: Victor Hugo, João Pedro e Arthur.
Fonte: Ministério da Defesa – Força Aérea Brasileira/Em colaboração Paulo Marques Notícias