INDEPENDÊNCIA/AGRO: Associado da Unitec ministra curso de boas práticas em pulverização em Independência

Neste mês de dezembro, o engenheiro agrônomo e associado da Unitec, José Álvaro Pacheco, ministrou o curso Boas Práticas em Pulverização em Independência.  A capacitação, contratada pelo município, abordou sobre a legislação NR 31 e IN 42 e utilização de EPIs, bem como aspectos relacionados à preparação de caldas, incompatibilidades físico-químicas entre produtos agrotóxicos, inspeção, regulagem e manutenção de pulverizadores.

Pacheco explica que também transmitiu, aos produtores rurais participantes, ensinamentos sobre as pontas de pulverização, calibração de pulverizadores e qualidade da água para pulverização.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento de Independência, Cleu Sidinei Schrameier, destaca que o município tem uma parceria de longa data com a Unitec, com conhecimento do vasto campo de atuação e da capacidade técnica dos profissionais que a compõe.

O agricultor João de Mello, de Rincão Mormaço, interior de Independência, participou do curso e o avaliou como muito produtivo. “A capacitação foi muito importante porque possibilitou aprendermos mais sobre o manuseio correto no que diz respeito à aplicação de herbicidas, e isso fará a diferença no campo.”

Além dos produtores rurais, o curso também contou com a presença do fiscal agropecuário da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Kleiton Saggin. “O curso foi bem aproveitado, com um público interessado no assunto. Acredito que alcançamos o objetivo, que é munir o produtor de conhecimentos a fim de minimizar os casos de deriva, qualificando-o para evitar perdas e manter o uso dos herbicidas hormonais de acordo com a legislação, pois são uma ferramenta importante para o manejo das invasoras e ervas daninhas nas culturas.”

Compartilhe: