Reuniu-se na quarta-feira, dia 28 de dezembro, o Comitê Municipal da Dengue, com o objetivo de conscientizar a população quanto a proliferação do mosquito Aedes aegypti e a prevenção da Dengue, doença causada pelo mosquito transmissor.
A reunião ocorreu nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde, diante do quadro de agravamento na localização de criadouros e focos com larvas de mosquito, localizados durante as visitas dos agentes ambientais.
O Comitê Municipal é composto pela Comissão Técnica, de profissionais atuantes na Secretaria de Saúde (médico, enfermeiro, fiscal sanitário, farmacêutico, agentes de endemias) e pela Comissão de Mobilização, composta por representantes de órgãos públicos e privados do município.
O principal objetivo do Comitê é promover a intersetorialidade através de ações planejadas, integradas e coordenadas para sensibilizar a atentar a população para a prevenção da doença, evitando nova epidemia no município, como a vivenciada neste ano que encerra, que resultou em 1.865 casos positivos de Dengue até aqui e 05 óbitos.
Todos estão empenhados em frear a proliferação do mosquito no município, e para isso precisa do apoio de toda comunidade. O boletim informativo semanal divulgado nesta semana pela Secretaria da Saúde expõe em números a preocupação.
Dos 1.293 imóveis visitados na semana antes do Natal, em 236 os agentes não tiveram acesso aos pátios. Nos 1.057 em que entraram, localizaram em 855 (66%) possíveis CRIADOUROS de mosquitos expostos ao tempo, podendo acumular água e haver proliferação. Em 07 casas foram encontrados FOCOS com larvas de mosquito e 21 residências, por haver reincidência e não atendimento a Notificações Anteriores foram confeccionadas multas.
Os agentes da Dengue consideram como CRIADOURO qualquer recipiente que possa acumular água e FOCO local onde são encontradas larvas do mosquito.