Defesa Civil de Horizontina alerta sobre riscos de queimadas em vegetação durante a estiagem

A Defesa Civil Municipal de Horizontina, através de seu diretor Júlio Zamin,  divulgou alerta que neste período de estiagem, o uso do fogo como ferramenta para limpar terrenos ou áreas deve ser evitado, devido a facilidade de propagação das chamas por causa da ação dos ventos.

Jogar lixo pela janela do carro ou mesmo na beira de uma mata também é uma ação a ser evitada. Além da questão da poluição ambiental, alguns tipos de materiais podem refletir a luz solar sobre a vegetação seca e iniciar um foco de incêndio.

Os incêndios florestais ou em vegetação, são ocorrências de difícil combate, além de ter um elevado custo.  Sem contar os danos a saúde em virtude da fumaça e da possível liberação de substâncias tóxicas, e a vida silvestre, que perde seu hábitat. Casas, galpões, lavouras com produção seca ou restevas de milho e quaisquer estruturas podem ser facilmente consumidas pelo fogo.

A Lei Federal N° 9.605/98, em seu ART 41, define como crime ambiental provocar incêndio em mata ou floresta. Os infratores estão sujeitos a pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa.

Nesta semana equipes do Governo Municipal constaram em dois pontos, próximos a RS 305 uso de fogo em vegetação seca o que deflagra preocupação. No inicio deste ano, também durante a estiagem o município registrou vários focos de incêndios com perda de produção e matéria orgânica dos solos, bem como a exposição de patrimônio em risco.

Compartilhe: