RGE esclarece Programa Arborização + Segura plantio e podas realizadas

A RGE investiu mais de R$ 2 milhões de reais no Projeto Arborização + Segura, em 2022. O maior valor implementado no projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas, nos últimos anos.

Foram plantadas 6.400 mudas, totalizando 19.890 desde o início do projeto em 2018. Além disso, foram substituídas outras 1.600 árvores que apresentavam riscos à população e ao sistema elétrico, totalizando 5.400 substituições nos último 4 anos.

Os dados foram divulgados hoje, dia 26, pela companhia energética.

A RGE disponibiliza um catálogo de mudas e as próprias prefeituras escolhem as espécies, levando em conta o porte e o local de plantio.

Em áreas mais afastadas da rede e com mais espaço são executados plantios de árvores maiores. Já nos locais embaixo ou próximo à rede apenas árvores de menor porte.

A distribuidora faz o levantamento de árvores que se enquadram em perfil crítico para risco de interferência, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelas prefeituras.

As equipes realizam a supressão da árvore, bem como a remoção das raízes e o conserto da calçada. A RGE faz, ainda, um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas, por conta própria, já que muitos moradores plantam árvores nas vias públicas de forma desordenada e sem o devido conhecimento, causando interferências nas redes e até a necessidade de futuras podas ou substituições de árvores.

A coordenadora de Meio Ambiente da RGE, Mônica Leite, destaca que o Programa Arborização + Segura possibilita o plantio de mudas adequadas ao ambiente urbano, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população. “Além disso, permite, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual”, conclui Mônica.

Em 2022, as ações de plantio e substituição ocorreram em 24 municípios. No total, mais de 40 cidades possuem projetos já implantados ou em tratativas para novas parcerias em toda a área de concessão da RGE.

Podas

São realizadas conforme critérios técnicos e diretrizes da ABNT NBR 16246-1, as quais devem ser compatibilizadas com as diretrizes da ABNT NBR 15688:2012, que traz os espaçamentos mínimos entre rede e vegetal pelo aspecto técnico operativo a rede, sendo realizadas visando ao menor impacto visual e ambiental possíveis.

As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é o mais adequado para atividade e, além disso, possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.

Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL, trabalham fortemente a campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda. Confira algumas dicas de segurança:

1. Jamais faça podas quando a árvore é muita próxima da rede elétrica ou mesmo os galhos toquem nos fios.

2. Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.

3. Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorra faiscamento na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.

4. Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar pode nessas condições.

5. A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realizam podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.

6. Na dúvida entre sempre em contato com um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.

As compensações ambientais destas ações seguem rigorosamente o estabelecido nas legislações estaduais e municipais, com o plantio de mudas bem desenvolvidas, preferencialmente nativas, com DAP (Diâmetro à altura do peito) e altura razoáveis. O plantio é acompanhado por fiscais ambientais municipais, biólogos e técnicos da RGE. O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.

Compartilhe: