Os resultados conquistados através do Programa Novos Horizontes foram celebrados na solenidade de conclusão da turma 2022, na noite desta quarta-feira (30/11), em Horizontina.
Para além desta data, as experiências vivenciadas em 10 encontros mensais devem reverberar ao longo da trajetória individual e comunitária das 46 mulheres rurais que participaram da ação, promovida pela Prefeitura de Horizontina, através do Departamento de Políticas da Mulher, e Emater/RS-Ascar, contando com o apoio do Sicredi Noroeste RS, Instituto John Deere e SLC Máquinas.
Com a proposta central de sensibilizar e mobilizar mulheres do meio rural para que atuem como protagonistas na comunidade em que vivem, o Programa Novos Horizontes teve início no mês de abril e contemplou encontros periódicos desde então, com a abordagem de temas como planejamento de vida, autoestima, envelhecimento ativo, cuidados e promoção da saúde, inovação tecnológica, empoderamento, participação ativa em espaços sociais e valorização da mulher.
O público contemplado é oriundo das comunidades de Lajeado Seco, Bela Vista, Esquina Tunas, Lajeado Micuim, Seção 19, Lajeado Maria, Esquina Tiradentes, Esquina Eldorado, Lajeado Jacutinga, Lajeado Patos e Vila Cascata.
Diversas lideranças prestigiaram a cerimônia de conclusão das atividades do Programa em 2022, realizada no Pesque Pub, entre elas o prefeito de Horizontina, Jones Jehn da Cunha, a primeira-dama, Aline Zolin, a vice-prefeita de Horizontina, Zuleica Joseli Savicki Wehner, o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Fischer, extensionistas do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar Jorge João Lunardi e Vanessa Gnoatto, chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar Sadi Schmidt, representante do Instituto John Deere, Fabiana Wenning Zappe e gerente da Sicredi Noroeste, Elenice Zingler Rossi.
As mulheres participantes receberam o certificado de conclusão das mãos das preceptoras do programa Ivete Grasiela Rossi Hupfer e Rosane Santos, que coordenaram a ação ao longo de 2022.
Em nome das formandas, a oradora Eloisa Scheunemann agradeceu a oportunidade e falou sobre o significado e a produção de um novo sentido às vidas das mulheres rurais. “Desde a adesão ao programa a maioria fez questão de estar em todas as atividades, demonstrando que com um trabalho bem planejado e conduzido com seriedade, os resultados são fantásticos. Entre os aprendizados, algo que marcou a todas nós é que quem olha para o horizonte nunca para de caminhar”, afirmou Eloisa.
Rosane dos Santos, coordenadora do Departamento de Políticas para mulheres, acompanhou todos os encontros e registra a gratidão a todos os parceiros que viabilizaram o programa e com isso transformaram a vida das mulheres participantes e impactaram dezenas de famílias, que passam a ter um novo olhar sobre sua inserção social.
A extensionista social da Emater/RS-Ascar Ivete Grasiela Rossi Hupfer destaca que o programa se tornou um campo fértil de estímulos, cultivo de novas amizades, compartilhamento de histórias de mulheres que constroem e transformam suas propriedades e comunidades, protagonizam suas vidas e efetivamente colaboram para a construção de um desenvolvimento socioeconômico do município.
A elevação da autoestima das mulheres foi representada com desfile coletivo conduzido pela Circular Conceito de Horizontina. Os parceiros presentes assumiram o compromisso da continuidade do programa com novas beneficiárias em 2023.
Edição de Texto: Deisi A. Froelich
Fotos: Paulo Roberto Staziaki
