Resultados do Programa Novos Horizontes na vida de mulheres rurais celebrados em Horizontina

Os resultados conquistados através do Programa Novos Horizontes foram celebrados na solenidade de conclusão da turma 2022, na noite desta quarta-feira (30/11), em Horizontina.

Para além desta data, as experiências vivenciadas em 10 encontros mensais devem reverberar ao longo da trajetória individual e comunitária das 46 mulheres rurais que participaram da ação, promovida pela Prefeitura de Horizontina, através do Departamento de Políticas da Mulher, e Emater/RS-Ascar, contando com o apoio do Sicredi Noroeste RS, Instituto John Deere e SLC Máquinas.

Com a proposta central de sensibilizar e mobilizar mulheres do meio rural para que atuem como protagonistas na comunidade em que vivem, o Programa Novos Horizontes teve início no mês de abril e contemplou encontros periódicos desde então, com a abordagem de temas como planejamento de vida, autoestima, envelhecimento ativo, cuidados e promoção da saúde, inovação tecnológica, empoderamento, participação ativa em espaços sociais e valorização da mulher.

O público contemplado é oriundo das comunidades de Lajeado Seco, Bela Vista, Esquina Tunas, Lajeado Micuim, Seção 19, Lajeado Maria, Esquina Tiradentes, Esquina Eldorado, Lajeado Jacutinga, Lajeado Patos e Vila Cascata.

Diversas lideranças prestigiaram a cerimônia de conclusão das atividades do Programa em 2022, realizada no Pesque Pub, entre elas o prefeito de Horizontina, Jones Jehn da Cunha, a primeira-dama, Aline Zolin, a vice-prefeita de Horizontina, Zuleica Joseli Savicki Wehner, o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Fischer, extensionistas do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar Jorge João Lunardi e Vanessa Gnoatto, chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar Sadi Schmidt, representante do Instituto John Deere, Fabiana Wenning Zappe e gerente da Sicredi Noroeste, Elenice Zingler Rossi.

As mulheres participantes receberam o certificado de conclusão das mãos das preceptoras do programa Ivete Grasiela Rossi Hupfer e Rosane Santos, que coordenaram a ação ao longo de 2022.

Em nome das formandas, a oradora Eloisa Scheunemann agradeceu a oportunidade e falou sobre o significado e a produção de um novo sentido às vidas das mulheres rurais. “Desde a adesão ao programa a maioria fez questão de estar em todas as atividades, demonstrando que com um trabalho bem planejado e conduzido com seriedade, os resultados são fantásticos. Entre os aprendizados, algo que marcou a todas nós é que quem olha para o horizonte nunca para de caminhar”, afirmou Eloisa.

Rosane dos Santos,  coordenadora do Departamento de Políticas para mulheres, acompanhou todos os encontros e registra a gratidão a todos os parceiros que viabilizaram o programa e com isso transformaram a vida das mulheres participantes e impactaram dezenas de famílias, que passam a ter um novo olhar sobre sua inserção social.

A extensionista social da Emater/RS-Ascar Ivete Grasiela Rossi Hupfer destaca que o programa se tornou um campo fértil de estímulos, cultivo de novas amizades, compartilhamento de histórias de mulheres que constroem e transformam suas propriedades e comunidades, protagonizam suas vidas e efetivamente colaboram para a construção de um desenvolvimento socioeconômico do município.

A elevação da autoestima das mulheres foi representada com desfile coletivo conduzido pela Circular Conceito de Horizontina. Os parceiros presentes assumiram o compromisso da continuidade do programa com novas beneficiárias em 2023.

Edição de Texto: Deisi A. Froelich

 Fotos: Paulo Roberto Staziaki

Compartilhe: