Sessão Solene celebra a organização cooperativa dos agricultores familiares horizontinenses

A segunda-feira (28/11) entrará para a história da agricultura familiar de Horizontina. Uma bela Sessão Solene alusiva aos 10 anos de fundação e atividades da Cooperativa Cooperagro Familiar foi realizada com a participação de lideranças, cooperados, familiares, diretoria e colaboradores.

O prefeito municipal Jones Cunha, vice-prefeita Zuleica Wehner, o atual presidente da Cooperativa homenageada Fábio os ex-prefeitos Nico Horst e Antônio Lajús, o professor/Doutor da Unijui e consultor Pedro Büttembender, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Élsio Mohr, chefe da Emater local Sadi Schmidt, o vereador proponente Rafael Godoy (PDT) e o vereador presidente do Legislativo Márcio Fischer estiveram na mesa oficial.

Entre os reconhecimentos da noite, o ex secretário de Planejamento e Desenvolvimento Rural e dirigente cooperativista Darci José Napiwoski que foi um dos grandes incentivadores da existência da organização.

Ex prefeito Irineu Colato em seu governo ocorreu a instalação da cooperativa, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ao atual dirigente da Cresol Dari Edson Conti,  entre outras lideranças que foram lembradas, assim como a origem da entidade, debatida como prioridade do PED – Plano Estratégico de Desenvolvimento 2007/2008.

Após os pronunciamentos ocorreu entrega de placas comemorativas à entidade, bem como de reconhecimento aos primeiros presidentes, e mimos as colaboradoras da central da Cooperagro.

A Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar Central de Comercialização de Horizontina Ltda – Cooperagro Familiar, foi fundada no dia 28 de março de 2012, onde reuniram- se um grupo de 27 agricultores familiares na Câmara Municipal de Vereadores na Rua Balduíno Schneider, número 375, na cidade de Horizontina-RS, com o propósito de constituir uma sociedade cooperativa nos termos da lei 5.764 de 16/ 12 /1971.

Os 27 agricultores que se reuniram juntamente com o STR- Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER e SMDR- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, tinham um objetivo em comum, o de organizar a produção e ajudar na comercialização dos produtos provenientes da agricultura.

A existência da cooperativa justifica-se em organizar a produção, receber, classificar, padronizar, beneficiar, industrializar e comercializar os produtos produzidos pelos agricultores e participar de processos de chamadas públicas de alimentação escolar.

Atualmente a entidade possui 120 associados. Desde a formação até o presente momento, a cooperativa teve duas diretorias: a primeira, eleita no dia da assembleia geral de constituição, e a diretoria atual, eleita no dia 31 de março de 2015, em assembleia geral ordinária, sendo que o mandato da diretoria da cooperativa é de 3 anos.

Os dois primeiros presidentes da Cooperagro, Wilson Tiecker e sua esposa Marisa e Arni Maier Massirer e sua esposa Isolde, foram homenageados na Sessão Solene.

“A história da cooperativa Cooperagro Familiar é marcada por desafios e conquistas. Tudo isso, fruto do trabalho cooperativista e do espírito empreendedor de pessoas que souberam administrar”, disse Rafael Godoy, vereador proponente. “ Aqui cumprimos nosso papel de reconhecer e agraciar, em nome da comunidade que representamos, aquelas inciativas que contribuem significativamente para o progresso da nossa comunidade, e esta é uma delas”, finaliza.

Compartilhe: