Corpo de Bombeiros de Horizontina participa de Treinamento de Salvamento Veicular em Tenente Portela

Nos acidentes automobilísticos em que as vítimas ficam encarceradas é necessária a execução de técnicas que se destinam a movimentar partes do automóvel. Isso ocorre para possibilitar o completo acesso dos socorristas àquelas, bem como para criar espaço suficiente para os cuidados pré-hospitalares e também uma via de extração.

Com o intuito de qualificar o efetivo, rever técnicas de desencarceramento e de extração, bem como trabalhar novos métodos utilizados nos atendimentos de sinistros de trânsito, nos últimos dias 21 e 22, o Corpo de Bombeiros Militar de Horizontina participou do treinamento de Salvamento Veicular, realizado junto ao Centro de Remoção e Depósito do Detran no município de Tenente Portela. 

A atividade foi coordenada pelo 12º Batalhão de Bombeiro Militar – 12BBM de Ijuí, através dos instrutores Cap QOEM Cauê Czyzewski Nardes, 1º Sgt QPBM Cristiano Jardim Costa e Sd QPBM Artur Lopes Thomaz da Silva. Na oportunidade, estiveram presentes mais de 40 bombeiros, entre o efetivo militar, municipal e voluntário do 12BBM.

Inicialmente, na segunda-feira, foi realizada uma Aula Teórica EAD e, na terça-feira, a Aula Prática na qual foram utilizados 10 veículos já sinistrados para simular diversas situações em que seriam necessárias as ferramentas para estabilização, corte, extensão e expansão das ferragens.

O Pelotão de Horizontina esteve representado pelo Comandante 1º Ten QTBM Agnoletto, 1º Sgt QPBM Visentini, 1º Sgt QPBM Elton, 1º Sgt QPBM Metriz, 2º Sgt QPBM Rogério, Sd QPBM Leila e Sd QPBM Morgana.

No momento do resgate, cada segundo é valioso, razão pela qual esse treinamento se faz necessário e, consequentemente, será possível prestar um atendimento mais qualificado a toda comunidade de Horizontina e região, destaca o comandante Agnoletto. O CBMRS está a disposição da comunidade 24 horas por dia, através do serviço 193.  

Compartilhe: