Ao celebrar 53 anos CERTHIL entrega à região ampliação da CGH Buricá gerando 3,24 MW

       Reunindo lideranças regionais como prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, associados, dirigentes de cooperativas de produção, energia e crédito, colaboradores, equipe técnica, gerencial e administrativa e do conselho da cooperativa, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 23 de novembro, a reinauguração da Central Geradora Hidrelétrica Buricá de propriedade da Certhil, localizada em território do município de Inhacorá, águas do Rio Buricá.

       O presidente Celso Benedetti e o engenheiro Pedro Roman, destacaram a qualificação técnica e as parcerias que tornaram possível o empreendimento de mais de R$ 12,5 milhões investidos, que elevou de 1,40 MW para 3,24 MW a capacidade de produção da usina, garantindo a cobertura de mais de 40% da energia demandada por 8 mil economias de cooperados atendidas.

       “A Certhil caminha para a autossuficiência da energia que necessita para atender seus associados e médio e longo prazo, destacou Benedetti, e futuras usinas como a CGH Buricá, de pouco impacto ambiental, com responsabilidade sustentável estão entrando em estudos, uma delas em território de Independência”, destaca. 

       O Prefeito de Inhacorá Everaldo Rolim e o vice-prefeito de Três de Maio Josias Correa enalteceram o empreendedorismo da cooperativa. Kurt Grenzel, presidente por vários anos antes de Celso Benedetti, também foi lembrado como um líder visionário na geração da própria energia pelo gestor da Cooperluz de Santa Rosa Querino Wolkmer, membro da Federação da Cooperativas de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul –  FECOERGS.

       Após ocorreu a benção das instalações através do Ministro João Oliveira da Paróquia Santa Rosa de Lima e o corte da fita inaugural. Os presentes foram convidados a uma visita dirigida pelas equipes técnicas a casa de máquinas, conferindo os investimentos e no final desse trajeto foram recepcionado com um almoço.

CARTHIL 53 ANOS – DESTAQUES DA CGH BURICÁ – LINHA DO TEMPO

-1994 a 1999 – Construção da Usina, que demorou 5 anos;

-08/05/1999- Inauguração da Usina de Geração 1,40 MW, gestão Kurt Grenzel;

-2020 e 2021- Reformas no canal de adução, com aprofundamento, sem alagar mais área;

-2022 instalação da nova turbina de 1.385 kW, novo gerador de 1.540 kW, instalação de nova unidade geradora. Autorização para enchimento do novo canal que abastece as turbinas repotencializadas. Comercialização da energia no mercado livre.

Compartilhe: