A ordem interna encontrava-se conturbada na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul pela ação dos farroupilhas, quando o presidente, Antonio Elzeário de Miranda e Britto, promulgou a Lei Provincial nº 7, em 18 de novembro de 1837, criando a Força Policial da Província, com o efetivo de 19 oficiais e 344 praças e as atribuições de auxiliar na justiça, manter a ordem e a segurança pública na capital, nos subúrbios e nas comarcas. Nascia a Brigada Militar do RS.
Sua regulamentação só ocorreu, em 05 de maio de 1841, quando entrou em vigor o Regulamento do Corpo Policial. Após sua regulamentação, ocorreu a nomeação dos primeiros oficiais. Em 14 de julho de 1841, o Corpo Policial iniciou suas atividades, sob o comando do tenente-coronel do Exército Quintiliano José de Moura, na época, chefe de polícia em Porto Alegre.
Negócio, Missão, Visão e Valores
Negócio Estratégico – Paz social, com tranquilidade e segurança pública.
Missão
Proteger a sociedade, contribuindo para a qualidade de vida e o desenvolvimento no Rio Grande do Sul.
Visão
Ser referência em Polícia Ostensiva, reconhecida pela sociedade como uma Instituição moderna, profissional e efetiva, exercendo na plenitude as atividades policiais para proteção do cidadão.
Valores
Hierarquia e disciplina
Ética, Comprometimento e Lealdade
Proatividade, Profissionalismo e Excelência
Legalidade, Transparência e Responsabilidade Social
Parabéns a nossa Brigada Gaúcha!