Vereador propõe Sessão Solene à Cooperagro e enaltece criação de nova cooperativa no município

Horizontina/Legislativo

Foi aprovada por unanimidade a Resolução Legislativa para realização de Sessão Solene em comemoração aos 10 anos de fundação e atividades da Cooperativa Cooperagro Familiar de Horizontina.

A entidade é formada por agricultores familiares. O projeto de Resolução foi protocolado pelo vereador Rafael Godoy (PDT) e foi subscrito pelos demais vereadores da 18ª Legislatura. A Sessão Solene acontecerá no dia 28 de novembro de 2022, uma segunda-feira, a partir das 19h30min.

Segundo o proponente, que também é o líder do governo no parlamento municipal, “é justo e necessário referenciar iniciativas que visam o desenvolvimento da comunidade e no caso da Cooperagro, apresentar reconhecimento por seus 10 anos de atividades, que em 2012, quando os agricultores familiares, pequenos produtores, com objetivos comuns, com o apoio e assessoramento do Poder Público através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da EMATER, conseguiram se unir para formar essa cooperativa, que hoje está dando frutos e serve de exemplo para muitos.

Rafael Godoy, destaca que esta é uma iniciativa que deu certo, graças ao comprometimento e a perseverança dos seus associados e, como representantes da comunidade cabe aos com mandato eletivo não só reconhecer, mas também incentivar e fomentar iniciativas nobres como esta” concluiu.

No mesmo dia, o vereador fez referência ao ato de fundação de outra cooperativa, do qual participou em Esquina Tunas, juntamente com o Prefeito Municipal Jones Cunha e Secretária de Desenvolvimento Rural Neiva Ebrin. Trata-se da Cooperativa Pró-Leite, que envolve inicialmente 11 famílias produtoras.

Ao se integrarem como entidade, passam a otimizar seus conhecimentos, estruturas, aquisição de insumos e comercialização de produtos de forma conjunta, sempre ocorrendo nesse tipo de organização de mercado, condições melhores tanto para comprar como para vender, e isso significa menor custo de produção e consequentemente um melhor resultado econômico aos cooperados.

Godoy que embora não tenha vínculos diretos com o campo, sendo advogado de profissão, traz na sua bagagem as práticas do associativismo, da participação comunitária e do debate e buscas coletivas dos projetos, pois foi na Unijui havia de anos assessor direto da reitoria, assessorando inclusive o Corede Fronteira Noroeste, que atua em berço cooperativista, já que nossa região é nesta área um grande exemplo, não só em cooperativas de produção como a Cooperagro e a Pró Leite, mas também nas áreas de crédito, saúde, energia e assistência técnica.

No que tange a Cooperagro, que será homenageada, Godoy destaca que atualmente ela tem 120 associados sendo presidida por Fabinho Resch. O primeiro presidente da Pró Leite Horizontina será o produtor Clóvis Breuning.

Compartilhe: