TECNICON é 1º lugar entre as Melhores Empresas para Trabalhar do RS

Fonte: Marketing Tecnicon

A 12ª edição do ranking das Melhores Empresas para Trabalhar do Rio Grande do Sul foi marcada pela missão de transformar cada organização em um Great Place to Work For All.

Na noite de terça-feira, 04 de outubro, a consultoria global Great Place to Work premiou as 80 Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul, em 2022.

A volta do evento presencial, muito aguardado após 2 edições online devido às restrições impostas para controlar a pandemia, foi recebida de forma especial pelas torcidas das empresas de pequeno, médio e grande porte ranqueadas.

Inclusive, a noite representou a conquista de mais um sonho para a TECNICON e seus colaboradores, uma vez que a empresa foi uma das grandes premiadas da noite, ao receber o reconhecimento de 1º lugar na categoria de Melhores Empresas para Trabalhar de Médio Porte e, para completar, o prêmio da torcida mais animada do evento

O que é o Great Place to Work?

O Great Place to Work é uma empresa de consultoria global, que apoia empresas dedicadas a construir uma cultura de confiança, alto desempenho, inovação e colaboração.

Com sedes em 97 países ao redor do mundo, em 2022 o instituto realizou pesquisas em 109 países diferentes, impactando 12 milhões de funcionários, distribuídos em mais de 10 mil empresas. 

Ao cuidar dos seus funcionários, as organizações se tornam mais sustentáveis, conquistam grandes resultados, superam as expectativas dos clientes e geram valor para seus produtos e/ou serviços.

A missão do GPTW é construir uma sociedade melhor ao transformar as organizações em excelentes lugares para trabalhar e essa bandeira, a TECNICON também levanta.

Novas mudanças no processo de pesquisa do GPTW

Em 2022, a pesquisa do Great Place to Work certificou as empresas empenhadas em melhorar seus ambientes de trabalho (presencial e/ou remoto) para aumentar a atração de novos talentos, sua permanência na empresa, oportunidades de crescimento, qualidade de vida e confiança em seus gestores e líderes.

As 198 empresas inscritas, somando 83.286 funcionários, passaram por 2 etapas que definiram a pontuação final:

  • Pesquisa Trust Index: questionário respondido pelos colaboradores da empresa para avaliar o nível de confiança;
  • Práticas culturais For All: avaliação das práticas internas da empresa sobre 6 pilares: Valores, Confiança, Efetividade da liderança, Inovação por todos, Maximização do potencial humano, e Resultados do negócio

O que as 80 melhores empresas do RS têm em comum?

Além de premiar e certificar as melhores empresas para trabalhar no estado gaúcho, o estudo encabeçado pelo instituto GPTW trouxe alguns insights que mostram o porquê de empresas como a TECNICON se destacarem no mercado e merecerem ser reconhecidas. Confira alguns dados interessantes:

As empresas possuem uma média de 29 anos de mercado;

  • 90% das empresas permitem que seus colaboradores pratiquem voluntariado no horário de trabalho;
  • 72% das empresas combatem ativamente a discriminação e promovem a diversidade em seus ambientes de trabalho;
  • As melhores empresas possuem uma baixa taxa de rotatividade de 9% ao ano;
  • 20% dos funcionários foram promovidos em 2022;
  • 54% das empresas investem no desenvolvimento dos colaboradores;
  • 70% possuem uma universidade interna;
  • 70% trabalham com mentorias internas.

Além disso, foi percebido nessas empresas oportunidades de crescimento nas carreiras, qualidade de vida e um alinhamento único com os valores internos. Motivos pelos quais os colaboradores fazem questão de continuar na equipe.

Por que a TECNICON é a Melhor Empresa para Trabalhar no Rio Grande do Sul?

Joice Butzke Rex, Sócia-Diretora da TECNICON, ao subir ao palco acompanhada de uma equipe de colaboradores que representavam a empresa no evento de premiação, parabenizou todos os ranqueados e premiados durante a noite. 

Como representante da empresa, Joice agradeceu a dedicação de cada um dos colaboradores que trabalham na TECNICON em várias localidades do Brasil, e ressaltou que há 8 anos eles integram o ranking das melhores empresas para trabalhar no Rio Grande do Sul e isso é um reflexo de todo o potencial do time.

A TECNICON constrói uma cultura interna sólida e colaborativa em cima de 4 pilares que direcionam o planejamento estratégico do negócio e o desenvolvimento da carreira profissional dos seus colaboradores. Eles são: crescimento, conhecimento, inovação e pessoas.  

As lideranças das equipes possuem um papel importante em todos os processos. Por isso, trabalham em conjunto com a diretoria e área de pessoas para construir um ambiente colaborativo, inspirador e desafiador, em que possam sonhar grande, multiplicar seus aprendizados e conquistar o futuro que escolheram para si. 

Um espaço onde seus funcionários são protagonistas das suas carreiras.

O mercado passa por mudanças frequentes e a TECNICON observou o quanto é importante oferecer oportunidades para crescimento pessoal e desenvolvimento profissional para manter talentos e abrir caminho para que eles alcancem seus objetivos pessoais e contribuam para o crescimento do negócio.

A flexibilidade é outra estratégia implementada e com isso, o time encontra um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O bem-estar e a saúde mental também são essenciais para a felicidade e realização.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia publicou que um trabalhador feliz:

  • É 31% mais produtivo;
  • É 3x mais criativo;
  • Vende 37% a mais;
  • Atende melhor o cliente;
  • Evita possíveis acidentes no trabalho;
  • Reduz desperdícios.

Quanto mais colaborativo e amigável for o ambiente de trabalho, maior a diferença para quem trabalha nele.

Como a TECNICON usa a pesquisa Great Place to Work para continuar evoluindo? 

Todos os anos, os colaboradores da TECNICON preenchem a pesquisa Trust Index, própria do Instituto GPTW, para entender o desenvolvimento individual de cada um. Os resultados então são qualificados e é feito um relatório com todas as métricas alcançadas durante o processo.

Essas informações são usadas como parâmetros para que os líderes possam trabalhar as ações internas, da escolha sobre benefícios e desenvolvimento profissional individual até a inserção de ações práticas que colaboram para a saúde física e mental dos colaboradores. 

Os resultados mostram o resultado de tudo o que está sendo feito e potenciais mudanças para manter os colaboradores motivados. A TECNICON entende que a melhoria é contínua e pode ser necessário a reformulação e recriação de projetos para impactar de forma positiva o dia a dia do seu time. 

Os planos da TECNICON não param por aqui

Para a TECNICON, existe muito mais do que já foi feito até aqui. Os próximos passos são continuar crescendo como empresa e desenvolvendo todo o potencial do seu time. 

A empresa vai continuar a investir na multiplicação de conhecimento, um dos pilares da cultura TECNICON, que abrange colaboradores e oportunidades para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais no mercado de trabalho.

Oferecer um ambiente colaborativo para todos, onde as pessoas possam ampliar seus conhecimentos, conhecer o mercado, se desenvolver, inovar e fomentar um futuro melhor para todos é o grande propósito de toda a equipe da empresa de tecnologia.

Esta é uma das principais ideias que irão trilhar a caminhada da empresa, com objetivo de ajudar na evolução e transformação da sociedade, gerando novas oportunidades de criações de negócio e trocas colaborativas entre organizações. 

Compartilhe: