Prefeito e vice visitam Memorial da Evolução Agrícola em obras

O Prefeito Municipal Jones Cunha, vice-prefeita Zuleica Wehner e o Secretário de Planejamento e Gestão de Projetos Fernando Henrique Bins, foram recebidos no canteiro de obras do futuro Memorial da Evolução Agrícola de Horizontina, em obras entre as quadras das ruas Dahne de Abreu, Balduino Schneider, Duque de Caxias e Arnoldo Schneider, antigas instalações da Fábrica I da SLC.

O memorial, um espaço de cultura, história, lazer e esportes, é uma iniciativa do Instituto John Deere e Ministério da Cidadania, pela Secretaria Especial da Cultura através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, com patrocínio da John Deere, do Grupo SLC e apoio da Fahor – Faculdade de Horizontina.

“A mecanização da agricultura brasileira e o surgimento do plantio da soja no Brasil, hoje pilares fundamentais da economia nacional, tiveram origem em Horizontina e na região. O objetivo deste memorial não é apenas em benefício da comunidade local, mas que sirva de exemplo e referência histórica para todos aqueles que querem conhecer mais sobre o agro brasileiro”

         Uma das principais atrações na ampla estrutura que estará abrigada neste espaço, será o memorial com exposição de máquinas e tecnologias que contam a história da modernização agrícola brasileira – da transformação do arado de aço, passando para os equipamentos conectados de hoje até a projeção do futuro da agricultura.

“O memorial terá um papel importante também na esfera educacional, pois alunos de escolas e faculdades da região poderão ver os conteúdos das aulas de história, geografia e agronomia, na prática”, segundo o Instituto John Deere.

O parque contará com playgrounds, quadras poliesportivas, academias ao ar livre, restaurante, pista de skate, bicicross e caminhada. O espaço contempla ainda um pavilhão de shows, apresentações e outras atividades de cunho cultural, além de salas para as oficinas de música, ballet, teatro e robótica, com aulas no contra-turno escolar.

O projeto após finalizado, será doado para uma associação formada pelo Insituto John Deere, SLC, Fahor, comunidade e governo municipal, que terão a responsabilidade de executar, manter e desenvolver ações culturais, esportivas, educativas, bem como coordenar as visitações e o desenvolvimento do memorial.

O gestor da obra é Mário dos Santos e os demais responsáveis pela atual fase de construções do histórico empreendimento são:  Adenir Wiprich – Comprador; Anderson Balduíno Engº Responsável; Mestre de Obra Valmir Becker e Técnica de Segurança Nilva Staciarini.

A equipe recebeu as lideranças do município e destacou que o projeto está em 70% de sua realização e que até o final de 2022 deverão ser concluídos os espaços de construções. Posteriormente, até abril de 2023 ocorrerá a fase de acabamentos internos e a implantação do Museu da Evolução Agrícola. A comunidade deverá usufruir do moderno projeto a partir de sua conclusão prevista para 2023.

Compartilhe: