Hoje não é qualquer dia, é Dia do Gaúcho!

Desfile marcou a manhã de 20 de Setembro em Horizontina. Empresário João Pedro Secchi patrono dos festejos e esposa Emilia, desfilaram carregando a Chama Crioula, rodeados por peões lanceiros guardiões da tradição gaúcha. Prefeito Jones Cunha desfilou à cavalo, carregando a Bandeira Municipal, ao lado de Cleiton Niesciur e Diego Mohr do CTG, que traziam os pavilhões Nacional e Riograndense – respectivamente.

Prefeito e patrões trouxeram os pavilhões

Centenas de tradicionalistas envolvidos com suas alegorias, cavalos e em caminhada, desfilaram homenageando o Rio Grande do Sul neste 20 de Setembro em Horizontina, sob a coordenação do CTG Carreteiros de Horizonte e apoio do Governo Municipal através da Secretaria de Esporte Cultura Juventude e Lazer.

O Patrono da Semana Farroupilha, empresário João Pedro Secchi e sua esposa Emília, desfilaram carregando a sagrada Chama Crioula, rodeados por peões das invernadas mirins do CTG carregando as lanças.

Brigada Militar e Corpo de Bombeiros abriram o desfile com algumas de suas viaturas e em seguida, as etnias colonizadoras foram homenageadas com o tema do desfile deste ano. A ASCAHA – Associação Cultural Alemã, a ACIHZ – Associação Cultural Italiana e a Etnia Polonesa grupo cultural com sede na comunidade Nossa Sra da Candelária de Secção 19, através do grupo Swovich receberam o aplauso do bom público presente.

Outras instituições representativas também estiveram na avenida. A Casa de Apoio Vida e Aconchego moradia de dezenas de idosos que representam nossa história, entre elas a Primeira Prenda Adulta da História do CTG Eva Mazurkiewicz, trouxe seus usuários e cuidadores que felizes desfilaram na avenida.

As escolas municipais Bela União e Carlos Gomes vieram com representações.

A ACIAP, Jeep Clube, gaiteiros e violeiros embarcados tocando a cantando, invernadas artísticas e seus coordenadores, também desfilaram. Além do apelo forte étnico do desfile deste ano, valores como a família, religião, ética, tradição foram altamente valorizadas, e ficam como grande mensagem do ato cívico. Novamente o grande número de jovens e crianças que cultivam a tradição chamou atenção dos presentes.

No palanque oficial autoridades acompanharam a passagem dos tradicionalistas. O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Márcio Fischer, a vice-prefeita Zuleica Wehner. Secretário de Esporte e Cultura Eduardo Maron, Secretárias de Educação Ivete Fátima da Silva e de Desenvolvimento Social Ana Denise Strapasson, Comandantes da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Cássio Horazy e Fabricio Agnoletto – respectivamente, a mãe do Prefeito Municipal Jones Cunha, dona Lucinda, a namorada do Prefeito Srta. Aline Zolim, entre outros.

O prefeito Jones Cunha desfilou à cavalo carregando a Bandeira do Município, ao lado do Patrão do CTG Cleiton Elias Niesciur que carregava o pavilhão nacional e Diego Mohr patrão da Campeira do CTG que trazia o pavilhão Riograndense.

Autoridades no Palanque Oficial
Desfile aberto pela Brigada Militar e Corpo de Bombeiros
Piquete Feminino Calhandra do Horizonte
Etnia Alemã representada pela ASCAHA
Etinia Italiana através da ACIHZ
Etnia Polonesa com o Grupo Cultural Slowik
Homenagem aos colonizadores
Piquetes tradicionalista foram presença marcante
Casa de Repouso Vida e Aconchego histórias do RS em cada Idoso Morador(a)
Jeep Clube Horizontina integrado à sua comunidade
ACIAP sempre presente
Ex- Prefeito Lajús desfilou com as etnias carregando o pavilhão Riograndense
Primeira Prenda do CTG ainda entre nós desfila ao lado do Vereador Aroldo Dewes
O Rio Grande em canto sendo homenageado
No encanto dos pequenos o presente e futuro de nossas tradições
Belos animais mostram o carinho e a harmonia do gaúcho e seu cavalo
Invernada Mirim
Invernada Dente de Leite
A coordenação de pais tradicionalistas no ensino das tradições
Invernada Xirú
Invernada Juvenil
Bandeiras Unidas pela Tradição através dos diferentes piquetes organizados
Tradição para todas as idades

Compartilhe: