Nas últimas semanas, vários familiares que tem seus entes queridos sepultados junto ao Cemitério Municipal de Horizontina, relataram em contato com a reportagem, profunda indignação com sumiço de letreiros e imagens como cruzes e crucifixos das lápides.
O fato foi levado inclusive ao conhecimento da Polícia Civil e registrado em boletins de ocorrência, sendo investigado provável ação de furto desses objetos, visando a comercialização do metal. Se comprovado, envolveria além do crime de furto, também de receptação do material.
As famílias cobram por ações de melhorias junto ao espaço, especialmente a noite, com adoção de sistema de monitoramento interno de imagens ou mesmo, serviço de vigilância presencial.
Nossa reportagem comprova por imagens recebidas e conferidas no local, muitos danos causados pelos furtos, que não deixam de ser também uma agressão à memória e a história de dezenas de pessoas.
“Os atos, causam constrangimento e geram prejuízo às famílias atingidas” destaca uma senhora que prefere não se identificar e que teve as lápides que identificam os túmulos dos pais atacada.


