Secretaria de Infraestrutura alerta comunidade sobre entupimentos na rede pluvial

Nas últimas semanas as secretarias de Infraestrutura Logística e Trânsito e de Planejamento e Gestão (onde está lotada a área de engenharia) se depararam com um problema muito sério, haja vista a volta das chuvas, com precipitações elevadas e em pouco tempo.

       Em vários pontos, vias públicas ficaram com água em excesso e o pior, em algumas residências, como as imagens dos serviços em execução no Bairro Industrial, a água entrou nas casas e instalações.

       O problema havia de anos se repete. O descuido com o lixo e o entulho, que acaba nas enxurradas arrastado para dentro da tubulação, obstruindo a passagem da água, diminuindo a vazão da rede, e não raro, levando a mesma ao colapso com entupimento total.

       A rede pluvial de uma cidade, cumpre papel preponderante para o escoamento das águas da chuva. Toda a vez que o lixo (pet, vidros, plástico, fraldas, latas) ou entulhos (restos de podas, concreto, barro, tijolos, lixo orgânico) são arrastados para dentro da rede, um problema sério é só questão de tempo, explica o Secretário de Infraestrutura Logística e Trânsito Paulo César Fischer.

       O responsável pede que a comunidade compreenda de uma vez por todas, a necessidade de fazer de acordo com o estabelecido as podas e disposição de entulhos nas ruas. Que respeite a semana de coleta em seu quadrante.

Caso não saiba, ligar para a Secretaria de Infraestrutura Logística e Trânsito para certificar-se. Os números são: 3537 7545 ou 3537 7548. Nesses mesmos contatos, é possível comunicar ocorrências na rede, entulhos acumulados ou problemas de lixo mal disposto.

Não jogar lixo na rua, nas áreas verdes, nos terrenos. Com a chuva e o vento ele é arrastado e acaba dentro da rede de esgoto, que poderá gerar transtornos para muita gente, alerta Fischer.  

Compartilhe: