Vida e Saúde comemora transplantes de pacientes da Hemodiálise

Santa Rosa/Hospital

Esperar por um transplante de órgãos é uma árdua tarefa. No Hospital Vida e Saúde, há um setor em especial, que recebe pacientes que convivem com esta luta: a Hemodiálise. No entanto, recentemente, histórias felizes têm sido contadas no setor. Somente no mês de julho, três pacientes da Hemodiálise passaram por transplantes, colocando um fim na dura rotina de diálise.

Nos últimos dias, visitas especiais têm alegrado o dia a dia dos profissionais do setor. São pacientes como o Mario de Souza (foto) que passaram pelo transplante e que começam agora uma nova vida, com novos hábitos, mas sem esquecer do carinho e do apoio recebido ao longo do tratamento na “Hemo” – como é carinhosamente conhecida. “Este é o melhor retorno que podemos receber! A visita dos pacientes após o transplante, já recuperados e prontos para começar uma nova jornada”, relata a assistente social Cristiane Silva, que integra a equipe multiprofissional que atua no setor. Com três anos de diálise, Mario de Souza é um dos pacientes que integra a lista mais recente de transplantados, que é completa por Jorge da Silva – que realizava diálise há 5 anos e Clair Fang – em processo de diálise há 4 anos.

Diariamente, cerca de 60 pacientes realizam tratamento no setor, com uma média mensal de 1.400 sessões de diálise. Atualmente, 26 pacientes do setor estão em consulta para o transplante, enquanto 8 aguardam na lista de espera. “Criamos vínculos com os pacientes, que nos permitem vivenciar suas dores, mas principalmente suas vitórias”, conta o coordenador do setor, enfermeiro Rodrigo Zorzan.

Responsável pelo atendimento dos 22 municípios da região, o Vida e Saúde conta com três turnos de atendimento na Hemodiálise. 35% dos pacientes são de Santa Rosa, enquanto os demais 65% são da região. São 33 máquinas responsáveis por fazer a função que os rins já não realizam mais. Em 2022, já foram realizadas mais de 11 mil sessões, sendo 89% referentes a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com dados da Central de Transplantes do RS, neste ano foram realizados 232 transplantes de rins no Estado. Pelo menos mais de 1400 pacientes aguardam na fila por transplante de rins no Rio Grande do Sul.

Compartilhe: